A partir do dia 28 de agosto de 2023, próxima segunda, a UFJF estará recebendo inscrições de pessoas interessadas em disponibilizar serviços de alimentação na modalidade de food truck no campus JF. Os interessados deverão enviar por e-mail credenciamento.proinfra@ufjf.br os documentos necessários para realizar a inscrição conforme o Edital. As inscrições serão aceitas até o dia 06/09/2023 para a elaboração e divulgação da Relação de Credenciados cujos habilitados serão convocados conforme a ordem de inscrição. No entanto, as inscrições continuarão abertas pra preencher as vagas remanescentes até 31/12/2023.
O edital completo está disponível em https://www2.ufjf.br/proinfra/credenciamento-food-truck/. As inscrições são gratuitas. Haverá uma cobrança de taxa de uso do espaço no valor de R$ 500,00 no momento de assinatura do Termo de Permissão de Uso do Espaço.
Inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 áreas no campus de Juiz de Fora, locais que ainda não possuem serviço de cantina. Os food trucks poderão ficar estacionados no campus nos locais indicados entre às 07h e 21h ou poderão optar por um horário parcial (Manhã: 07 às 14h; Tarde: 14h às 21h). As permissões de uso terão validade por 90 (noventa) dias e poderão ser prorrogadas por igual período.
Cada food truck poderá apresentar um cardápio livre, mas será exigido o fornecimento de um cardápio mínimo elaborado pela Administração.
O objetivo deste edital é testar a modalidade de food truck no campus, avaliar a viabilidade, os prós e contras e a aceitação da comunidade acadêmica. Além disso, foi a solução encontrada pela gestão para suprir a ausência das cantinas em algumas unidades acadêmicas desde o retorno das atividades presencias no pós-Covid.
Espera-se que essa experiência seja muita satisfatória para UFJF e agrade, principalmente, os estudantes, contribuindo para que eles possam usufruir de toda a estrutura do campus e se beneficiem da atmosfera descontraída e propícia à interação em torno dos food trucks.
Um novo edital para ocupação das cantinas está em elaboração. Durante o estudo realizado para elaboração deste edital, a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão identificou alguns problemas no licitação anterior que poderiam justificar a taxa de insucesso observada: dos 8 espaços licitados, apenas 3 foram ocupados. Assim, a fim de minimizar o risco de que essa situação se repetisse, a Administração resolveu ampliar os prazos comumentes utilizados em licitações para apresentação das propostas, considerando a complexidade do serviço licitado. Assim como, incluir alguns pontos de food truck e vending machines que é uma modalidade de prestação de serviço com custo operacional menor. O objetivo é promover uma licitação com um razoável número de interessados para que a disputa resulte na obtenção de um resultado mais vantajoso, o que implica em preços dos produtos mais atrativos e serviços de mais qualidade.