Relatório de Gestão 2021
A Coordenação de Projetos e Obras tem buscado a cada ano alcançar excelência nas suas operações, através da gestão eficiente dos projetos e das obras da Universidade Federal de Juiz de Fora, visando o melhor atendimento das demandas de infraestrutura da Comunidade Acadêmica. No ano de 2021, foram concluídos o total de 18 Projetos de Engenharia e Arquitetura, dos quais destacam-se os relativos às adaptações das instalações universitárias para o enfrentamento da Pandemina da Covid-19, desenvolvidos numa atuação conjunta com outras unidades acadêmicas, dada à importância da segurança sanitária no cenário atual. Dos 3 projetos ainda em curso, temos o da conclusão da reforma e ampliação da Faculdade de Farmácia, para melhor atendimento da demanda no tocante às instalações em si e ao contingente estudantil cada vez maior; o projeto de Abrigo de Reagentes Químicos da Faculdade de Química e do setor de Sustentabilidade da UFJF – projeto de suma importância para segurança no armazenamento desses produtos e também de alta complexidade; por fim, a elaboração de projetos para o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Museu de Artes Murilo Mendes, crucial para a manutenção do museu e para prevenção de acidentes como os presenciados pelo país, a exemplo do Museu Nacional.
Ainda nesse ano, a coordenação têm acompanhado e fiscalizado 3 obras no campus da universidade, que juntas somam o valor de R$ 6.183.747,31 a saber: a obra de reforma e ampliação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, a reforma dos Anfiteatros do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a ampliação e reforma do Centro de Vivências, para adequação das unidades administrativas. Nesse contexto de execução de obras e projetos em um cenário atípico e de incertezas na economia, a Coordenação de Projetos e Obras tem o grande desafio de gerenciar as demandas de infraestrutura das unidades acadêmicas/administrativas, aliado ao das empresas contratadas, visando sempre e em primeira instância o interesse público.
Por fim, para além de suas atividades elementares, no ano de 2021 essa coordenação se empenhou em organizar seus processos internos e gerir de forma mais eficiente sua equipe de trabalho. Foram implementadas um total de 8 melhorias nas áreas de projetos, obras e gestão, das quais destacam-se o mapeamento do Processo Licitatório e sua adequação ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações), a criação do Processo de Requisição de Projetos também via SEI, a elaboração do Manual de Fiscalização e a iniciativa de planejamento estratégico interno para nortear ações futuras.
Para o ano de 2022, espera-se a conclusão das obras em andamento, bem como dos processos licitatórios em curso. Espera-se ainda a efetivação do planejamento estratégico do setor, para que a coordenação alcance seu propósito maior no âmbito da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão que é garantir a qualidade e adequação das instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora a todos os seus usuários.