Renan Canuto, diretor de segurança corporativa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), publicou dois textos acerca da Segurança Universitária nos campi das universidades federais brasileiras. Neles, o profissional define o papel das políticas de segurança, além de traçar um panorama nacional do tema, citando exemplos internacionais e como esses países lidam com o problema.
O servidor critica a falta de discussão sobre o assunto que, segundo ele, deveria estar em pauta no país. Porém, muitas desavenças ocorrem no âmbito político e dentro da própria comunidade acadêmica, dificultando o diálogo e impossibilitando que as discussões avancem.
Os textos de Canuto reforçam a gravidade do assunto e destacam que o assunto precisa de mais visibilidade por parte dos órgãos responsáveis. A criação de espaços como o Fórum de Segurança, que permitem a elaboração de estratégias e o debate acerca do tema, são primordiais para a manutenção da área. Para saber mais sobre o trabalho realizado, acesse a página criada especialmente para o assunto.
O artigo na íntegra encontra-se em anexo. Basta clicar aqui e conferir.