O Fórum de Segurança foi criado com o intuito de discutir e propor ações que visam a melhoria das questões de segurança no âmbito da UFJF. Contando com a participação de diversos segmentos da comunidade acadêmica. O fórum é pautado em dimensões institucionais e, principalmente, democráticas.
As ações envolvem:
- colaboração na definição das diretrizes estratégicas de segurança;
- incentivos às ações de segurança no campus;
- sugestão de práticas na condução das questões de segurança;
- indicação de programas de capacitação relacionados à segurança para os profissionais envolvidos;
- fomento de pesquisas sobre a área;
- promoção de seminários e campanhas de opinião pública acerca do tema.
Para implementação das ações, foram criados três grupos de trabalho (GT’s):
- GT – Diretrizes Estratégicas
- GT – Capacitação
- GT – Estudos, Pesquisas, Seminários e Campanhas.
As reuniões são mensais e pretendem por meio dos GT’s, colocar o assunto em pauta no campus e torná-lo mais transparente, criando uma abertura e uma verdadeira troca de opiniões e ideias sobre o setor. É importante ressaltar que todas as decisões tomadas são levadas ao Conselho Superior (CONSU), estreitando ainda mais a relação da comunidade com o tema.
Para saber mais, acesse aqui os slides criados pelo Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure. Informações mais detalhadas podem ser acessadas no guia Fórum de Segurança, criado especialmente para o assunto.