Fechar menu lateral

Melhor custo benefício nas definições de redes elétricas contratadas pela UFJF

O Engenheiro eletricista Raphael Francisco Firmiano Teixeira, formado no ano de dois mil e sete, desenvolveu uma dissertação e a defendeu no dia trinta de agosto de 2017, com o objetivo de estudar técnicas de apoio em contratação de energia elétrica. Os procedimentos realizados nesta são para fazer contratos mais otimizados em questão de custo para a universidade.

Seu desenvolvimento foi por meio de estudo estatístico de coleta de dados, foi feito um levantamento desde 2009 com dados já existentes e posteriormente com dados coletados das demandas da universidade focando nas potências elétricas para se entender a chamada “curva de carga” da universidade, para que com ela fosse possível aplicar técnicas de melhoramento e de previsão, já que os contratos são realizados visando uma perspectiva futura. A ideia básica foi desenvolver a previsão e a otimização para que pudessem ser feitos contratos com menor custo.

O trabalho foi de grande relevância para a Universidade, pois segundo Raphael, quando na área da engenharia elétrica precisa se fazer esse contrato é necessário ter a “curva de carga” e sendo assim, quando se está em locais como indústrias, ou locais que se tem um controle do uso da eletricidade de maneira mais fácil, é possível realizar os estudos até em escritório. Porém, a universidade tem uma grande variação no funcionamento por ter diversos cursos, diversas atividades e de um escritório não seria possível tentar supor uma “curva de carga” com as informações obtidas, logo utilizando um processo baseado na estatística pra prever o funcionamento especificamente da universidade e com isso trazer melhorias quanto ao custo benefício. Clique aqui para ver o trabalho realizado na íntegra: Estudo de técnicas de apoio a definições em contratos de energia elétrica