Fechar menu lateral

Proinfra realiza segundo encontro de preparação para aposentadoria

Nessa última sexta-feira, 31 de maio, a Pró-reitora de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) promoveu o segundo encontro para preparação de aposentadoria.

 

A reunião foi conduzida por Iraci Abranches, psicóloga, que atua na área do envelhecimento da psicologia organizacional do trabalho no departamento de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Fernanda Mazzoni da Costa, enfermeira da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE/SIASS), e pelo assistente social Luiz Baldi, da UFJF.

 

Nessa etapa foram tratados assuntos como: A evolução do processo de envelhecimento, aspectos psicológicos do envelhecimento, promoção da saúde e envelhecimento saudável e bem estar na aposentadoria.

 

Foram realizadas reflexões sobre administração do tempo livre e as maneiras de utilizar esse tempo com interesses e desejos da nova vida de aposentadoria. Durante a palestra houve aplicação de aula prática de yoga, foi um momento para aprender a controlar o nível do estresse durante a transição para a aposentadoria e entender os benefícios que o relaxamento proporciona para o indivíduo.

 

Segundo Iraci Abranches, “este trabalho é importante, pois é uma forma das pessoas se reconhecerem como capazes de viverem plenamente na vida do trabalho e na vida pessoal”.

 

Para Fernanda Mazzoni da Costa, “é um momento que os participantes podem parar e fazer reflexões sobre o que estão vivendo e como será a transição para a aposentadoria e, a partir desse raciocínio encontrem as atividades que irão desenvolver durante a nova etapa e consigam viver esse ciclo com qualidade.

Fotos: Jacqueline Silva

Fotos: Jacqueline Silva