Fechar menu lateral

PROINFRA promove encontros de preparação para aposentadoria

A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) visando a saúde e bem estar dos servidores está promovendo encontros do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) em parceria com a Coordenação de Segurança, Saúde e Bem-Estar (COSSBE) e Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

A primeira roda de conversa aconteceu nessa sexta-feira, 24, e teve como objetivo despertar estratégias que contribuam para práticas saudáveis após a aposentadoria.

Segundo a Gerente Administrativa e Financeira da PROINFRA, servidora Danieli Macedo, a parceria entre a PROINFRA e a COOSBE/SIASS surgiu de uma demanda crescente da Pró-reitoria, visando auxiliar os seus servidores nas melhores escolhas para seu futuro pessoal e profissional. “Temos hoje mais de três dezenas de servidores que já poderiam ou estão em iminência de aposentar e, estar preparado para este momento tão importante da carreira é primordial para manter a saúde física e principalmente mental de nossos colegas de trabalho”.

O encontro foi ministrado por Edelvais Keller, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia, que atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora e contou com o auxílio de Quéren Carvalho, Enfermeira da COSSBE/SIASS, Luiz Agostinho de Paula Baldi, Assistente Social da COSSBE/SIASS e Daniella Paiva, Bolsista de Treinamento Profissional e graduanda do curso de Serviço Social da UFJF.

Durante a palestra, foram discutidos assuntos como, o que os servidores pretendem fazer depois da aposentadoria. “A fim de evitar futuros quadros de depressão, nós trabalhamos aspectos que auxiliem os servidores a evitar a sensação de inutilidade, momentos como esses são fundamentais, pois contribuem na prevenção de doenças que podem ser adquirida após a aposentadoria. Os servidores criam laços de afeto com a instituição e quando chega o momento da aposentadoria, muitos não sabem o que fazer com o tempo ocioso, que antes era dedicado ao serviço, o que motivou a realização dos encontros”, afirma Edelvais.

Ainda acontecerão mais três encontros nos dias 31 de maio,  06 e 07 de junho de 2019, sempre das 14 às 16 horas, na sala de reuniões da PROINFRA.

 

SONY DSC

SONY DSCSONY DSC

Fotos: Jacqueline Silva