Fechar menu lateral

Terceirizados participam da palestra “Assédio no âmbito universitário”

Na tentativa de proporcionar para todos um ambiente mais seguro e acolhedor na Universidade, a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão – PROINFRA convidou os funcionários terceirizados vinculados a empresa SM21, a participarem da palestra “Assédio no âmbito universitário” na manhã desta quarta-feira (10/10/2018).

A professora e ministrante, Dra. Cristina Simões Bezerra, iniciou a palestra explicando de forma breve a atuação da Ouvidoria Especializada da UFJF, na qual atua como ouvidora. Logo após, trouxe um panorama das relações de trabalho, a definição e formas em que o assédio se apresenta nesse meio.

O assédio sexual ganhou destaque durante a palestra. Com a maioria das vítimas sendo mulheres, a palestrante apresentou as principais causas dos numerosos casos, com sua origem no machismo estrutural da sociedade e as principais formas de assédio.

A ministrante também reforçou a importância do diálogo com ambas as partes. Com as vítimas, recomendou ouvir o relato com respeito e compreensão, buscando validar seu desconforto com as situações. Já com os assediadores, Cristina sugeriu que os próprios colegas fiquem atentos a comportamentos questionáveis e intervenham caso necessário. A luta contra o assédio é travada dos dois lados.

Ao fim, foi realizada uma sessão de perguntas e respostas na qual os participantes puderam esclarecer dúvidas acerca do trabalho da ouvidoria, dos limites do assédio, formas de comportamento, dentre outras.

O público majoritariamente masculino da palestra foi visto como uma característica positiva para Professora Cristina: “Eu acho que é importante pelos dois lados, não só porque temos a condição de problematizar a condição de vida das mulheres, que são as maiores vítimas de assédio, mas também porque os homens carregam da sociedade uma situação de que sempre tem que ser fortes, sempre tem que resistir, a imagem do sexo forte, e muitas vezes, numa fala como essa, eles mesmos se reconhecem também não só como ‘assediadores’, mas como ‘assediados’ e isso provoca uma reflexão neles, um pensamento sobre as relações sociais que eles estão vivendo”.

A palestra ocorreu no Auditório 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), das 08h às 09:15h.

Os participantes receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão em até 30 dias úteis

Confira a seguir algumas imagens da palestra:

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.


Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.