Fechar menu lateral

Curso “Suporte Básico de Vida” é inaugurado

Aconteceu no dia 24/07, na Faculdade de Medicina da UFJF, a cerimônia de abertura da primeira turma do curso de extensão “Suporte Básico de Vida”. O curso é uma parceria da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) com a direção da Faculdade de Medicina da UFJF, sendo oferecido gratuitamente aos vigilantes terceirizados que atuam na Universidade.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos e técnicas que visam oferecer o atendimento inicial em casos de parada cardiorrespiratória. Realizado rapidamente, o SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.

A Pró-reitora Adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete A. Purgato Marques, e o Coordenador de Segurança, Isalino Clemente Pereira Filho, abriram o curso agradecendo a participação dos vigilantes e contando um pouco das suas expectativas para o treinamento. Em seguida, a ministrante e diretora da Faculdade de Medicina, Profª Maria Cristina Vasconcellos Furtado, se apresentou oferecendo um panorama geral do que seria discutido.

“O atendimento às pessoas em situação de parada cardíaca é muito importante, porque a resposta do paciente, ou seja, o sucesso do procedimento depende da precocidade com que ele é realizado e, além disso, depende de ser feito da forma adequada”, disse Maria Cristina.

Os vigilantes aprenderam as formas corretas de abordagem à vítima, verificação de respiração e pulso, realização das compressões torácicas, popularmente conhecidas como massagem cardíaca, respiração boca a boca, bem como as frequências em que cada procedimento deve ser realizado até a chegada dos socorristas.

Além disso, foram apresentados diferentes dispositivos que podem ser usados em emergências, bem como seu manuseio e conservação, dentre eles, destacam-se diferentes tipos de máscaras portáteis que auxiliam na respiração boca a boca, e um desfibrilador de brinquedo, simulando o procedimento correto do dispositivo.

De modo a facilitar o entendimento dos procedimentos, a professora demonstrou o funcionamento do coração e do sistema respiratório. Foram também utilizados vídeos e imagens que esclareceram as técnicas apresentadas.

Os vigilantes também receberam uma apostila e a oportunidade de realizar as técnicas em um manequim que simula o corpo humano. Todos os materiais usados e distribuídos são de propriedade da professora ministrante.

Carlos de Oliveira Luciano, vigilante, aprovou o curso: “Como aqui é um lugar público, tem muitos estudantes, visitantes e crianças, e na hora que acontece alguma coisa, a primeira pessoa que eles chamam são vigilantes, então é bom a gente ter pelo menos o básico para poder ajudar.”

Outro vigilante, Marcos Daniel Fernandes, também gostou da iniciativa: “Principalmente pra nós que trabalhamos na segurança, é uma oportunidade boa pra gente ter mais conhecimento do que fazer na hora.”.

 

Planos para o futuro

A professora Maria Cristina acredita que a parceria vai abrir portas para outros cursos e treinamentos: “Tenho certeza que depois que pesquisarmos a demanda deles virão outros temas que precisamos discutir: convulsão, acidente de trânsito, violência interpessoal… Outros assuntos virão à tona, e isso criou um elo entre a faculdade de medicina e o grupo de servidores relacionados à segurança”. Além disso, reiterou a necessidade de repetição das práticas: “Com o passar do tempo, se você não fez você esquece, então nós vamos ter que fazer uma programação de repetição e abrir essa porta é muito importante.”.

Mais duas turmas estão marcadas para acontecer nos dias 31/07 e 07/08/2018, na Faculdade de Medicina da UFJF, das 8h às 12h.

Os certificados de participação serão emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e estarão disponíveis em até 30 dias úteis após o fim do curso.

Confira a seguir a galeria de imagens do evento:

Na imagem, a Pró-reitora Adjunta Janezete A. Purgato Marques./Foto: Eduardo Neto.

Na imagem, a Pró-reitora Adjunta Janezete A. Purgato Marques./Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Eduardo Neto.

Foto: Eduardo Neto.

 

Foto: Priscila D.R. de Paiva

Foto: Priscila D.R. de Paiva

 

Foto: Priscila D.R. de Paiva

Foto: Priscila D.R. de Paiva

Outras informações:

(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão