Procuradora do Trabalho ministra palestra de encerramento de curso para terceirizados

À esquerda, professora Karen Artur, à direita, a Dra. Silvana da Silva./Foto: Eduardo Neto

Aconteceu na última quinta-feira, 5, o encerramento do curso de extensão “Aspectos Gerais da Reforma Trabalhista”, promovido pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA). A palestra intitulada “Direitos do Trabalho e Terceirização”, foi realizada pela Procuradora do Trabalho e Coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Juiz de Fora, Dra. Silvana da Silva, a convite da ministrante do curso, a professora do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFJF, Karen Artur.

O curso, oferecido aos funcionários terceirizados da Universidade, teve como objetivo esclarecer os pontos principais da nova legislação trabalhista, bem como as consequências na relação empregado/empregador.

A procuradora iniciou sua fala com um panorama histórico da criação e consolidação das leis do trabalho, passando por suas evoluções e principais mudanças no decorrer do tempo. Focada nos trabalhadores terceirizados, foram esclarecidas as modificações que mais afetaram a classe, além de uma discussão sobre a questão sindical, que perdeu a arrecadação obrigatória na nova lei. A palestra de encerramento “veio reintegrar esses valores que nós trouxemos durante o curso, de respeito à constituição e as normas internacionais do trabalho”, disse a professora Karen Artur.

“Eu considero que o conhecimento é uma arma que temos. O poder de argumentação e diálogo é um ensino não só técnico, mas pra vida. A gente adquire o conhecimento aqui e sempre leva para uma questão ou outra da vida, da prática, ou para orientar alguém da família. Então, o conhecimento é muito importante em todos os aspectos.”, apontou a Dra. Silvana da Silva.

A Profª Karen Artur considera que o curso atingiu seu objetivo. “Eu acho que o objetivo foi alcançado, que é criar um espaço de debate público sobre o tema da reforma trabalhista que precarizou as relações de trabalho no país, dando voz tanto aos próprios trabalhadores como sujeitos de direitos quanto às pesquisas acadêmicas sobre o tema e o próprio papel das instituições públicas na defesa dos direitos do trabalho”.

Adyélhe Tagliate, que trabalha na biblioteca universitária, gostou do curso. “Eu adorei o curso, além de ser bastante esclarecedor”. Já Marcio David, que trabalha na parte administrativa da Universidade, gostou do curso, mas não das mudanças: “Consegui entender melhor a respeito da reforma trabalhista que foi uma reforma impactante. Para o trabalhador não foi uma reforma boa, que não gerou benefícios pra nós que somos terceirizados”.

O curso teve início no dia 9 de maio de 2018 e totalizou quatro encontros.

Os certificados de participação serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão, no prazo de até 30 dias úteis e entregues pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão. Confira a seguir algumas imagens do evento.

Foto: Eduardo Neto