PROINFRA investe em cursos de capacitação para servidores do quadro

O investimento em recursos humano é essencial para o bom desempenho nas atividades de qualquer instituição. Pensando nisso, nos últimos meses os servidores da Coordenação de Projetos e Obras receberam capacitação tanto para aprimoramento técnico quanto para fiscalização de contratos de obras.

Dentre os cursos oferecidos destacam-se o de “Fiscalização e Gestão de Contratos de Obras –  Enforque em estão de riscos e combate à fraude e a corrupção”, que aconteceu em Vitória – ES; o curso “Proteção contra descargas atmosféricas segundo ABNT NBR 5419:2015”, em São Paulo – SP; o de “Fiscalização de obras públicas e gestão de contratos”, em Brasília – BH; e o de “RDC: concepções gerais e a contratação integrada”, que aconteceu no campus da UFJF de Governador Valadares – MG.

No mês de maio aconteceram mais três capacitações. Dois engenheiros eletricistas participaram do curso “Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde”, que agregou conhecimentos e experiências sobre a realidade do ambiente médico-hospitalar, bem como as novas exigências da última edição da norma ABNT NBR 13534 publicada em janeiro/2008 e Regulamentos Anvisa. O curso aconteceu nos dias 21, 22 e 23/05/2018, na cidade de São Paulo.

A capacitação “Elaboração de planilhas de orçamentos de obras – SINAP Avançado”, teve a participação de um técnico de edificações e um engenheiro civil, nos dias 17 e 18 de maio de 2018, na cidade de Belo Horizonte – MG. O objetivo do curso foi a qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos de obras utilizando o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAP.

Um arquiteto participou do curso de “Elaboração de projeto e prevenção de incêndio básico”, nos dias 22, 23, 24/05/2018 na cidade de Belo Horizonte – MG. O curso abordou todos os requisitos necessários para a criação de um projeto básico de prevenção de incêndio, abrangendo todas as etapas da elaboração.

“Esse investimento na capacitação profissional dos servidores é importante não apenas para desenvolvimento das habilidades pessoais, mas nos mantém atualizados com as inovações tecnológicas e exigências normativas”, relatou o engenheiro eletricista Vagner Reis, que participou, entre outros, do curso “Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde”.

O Pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure Sanabio, acredita que o programa de capacitação dos TAES faz parte de um processo de aperfeiçoamento de pessoas. Tanure aponta que antes a procura por capacitação era baixa, mas à medida que os cursos foram sendo ofertados, a demanda aumentou, pois os próprios participantes começaram a divulgar e dividir suas experiências. Abordando questões técnicas, a ação permite que os participantes atualizem o conhecimento na área de atuação. O contato com outros campus também é vantajoso, “as universidades trabalham muito sozinhas, você precisa trabalhar em rede, uma boa prática de uma universidade pode ser trazida pro campus [UFJF] e vice-versa.”.