Novos investimentos reforçam a segurança no campus da UFJF

Novo prédio da segurança/ Foto: Eduardo Neto

Em um lugar tão diverso como a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, a manutenção da segurança é essencial na criação de um ambiente acolhedor. Com esse objetivo, o coordenador de segurança, Isalino Clemente Pereira Filho, descreve os novos investimentos feitos na área.

O novo prédio da segurança torna a vigilância mais visível e “ostensiva”, segundo o coordenador. Apesar de não ter sido oficialmente inaugurado, já se encontra em funcionamento, realizando atendimento a todos os usuários da UFJF em período integral.

Os carros agora contam com adesivos que facilitam sua identificação e diferenciação, foram instalados também sinalizadores de emergência (giroflex), tornando clara a localização dos veículos. Um sistema de câmeras já foi instalado no campus e a contratação de monitores já está em andamento. Efetuou-se também a reposição de uniformes, compra de novos equipamentos para os rádios e a instalação de uma repetidora de sinal, melhorando o sistema de comunicação.

Os investimentos não foram apenas estruturais. Houve também um aumento do quadro, com a contratação de vigias e vigilantes para atender as novas demandas: prédio da Faculdade de Comunicação, Fisioterapia e a entrada do HU-CAS. Além disso, os vigilantes têm participado de cursos de capacitação para atualização dos mesmos. Com a finalização do curso de supervisor operacional no início do mês de maio, já estão programados mais dois nos próximos meses, o primeiro irá abordar crimes contra a dignidade sexual e o segundo o uso diferenciado da força no ambiente universitário. Por serem feitos em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, os cursos também atendem os colaboradores terceirizados e conferem certificados.

O coordenador também aponta a parceria com a Polícia Militar, permitindo que a manutenção da segurança seja feita também no entorno da UFJF. Elogia a atuação rápida da PM, seu pronto atendimento e disponibilidade quando acionada. Mesmo não estando dentro do campus, a polícia atua no encaminhamento dos infratores que forem pegos pela segurança do campus.

Os investimentos têm apresentado resultados. Segundo Isalino, o uso de venda de entorpecentes dentro do campus foi erradicado, principalmente na Praça Cívica. Além disso, destaca a drástica diminuição dos roubos e furtos, não tendo sido registrada nenhuma ocorrência nos últimos 6 meses.