Conheça a história de Mirian Bartels, ex-servidora da PROINFRA

por Adriely Furtado

Foto: Adriely Furtado

Mirian Bartels, ex-servidora da PROINFRA/Foto: Adriely Furtado

Mirian Bartels atuou, por pouco mais de 28 anos, como servidora na Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua trajetória, marcada por grandes amizades e um profissionalismo inigualável, teve fim em junho quando, em uma emocionante cerimônia organizada por seus colegas, fora anunciada sua aposentadoria. Atualmente mora com os pais: Adelson, 84 anos, e Irene, 83 anos. A aposentadoria foi antecipada em função do tratamento de sua mãe, diagnosticada com Alzheimer, para que pudesse dedicar-se a seus cuidados por mais tempo. Em emocionante relato, Mirian conta-nos um pouco mais de sua história e as lições que ficaram.

Juizforana, Mirian frequentou o Instituto Granbery do ensino fundamental ao ensino médio. Licenciada em Letras e bacharel em Administração, Bartels possui um currículo de respeito: além das graduações, concluídas na própria Universidade, possui especialização em Recursos Humanos pela Faculdade Machado Sobrinho e Mestrado em Literatura pelo Centro de Ensino Superior, todos realizados na cidade. Sua infância, envolvida pelo amor e carinho de sua família, foi marcada por brincadeiras e também pela responsabilidade com os estudos. Mirian ainda salienta a importância de sua família em sua jornada: “Os Munck e Bartels (materna e paterna, respectivamente) foram essenciais para meu crescimento”.

Antes mesmo de terminar sua graduação Mirian já lecionava, e manteve-se na profissão de educadora por 9 anos, passando pela Escola da Comunidade São Vicente de Paulo (mais de 8 anos); Instituto Granbery da Igreja Metodista (5 anos) e Escola Estadual São Vicente de Paulo (2 anos).

mirianlsalaSua primeira passagem pela PROINFRA foi como contratada, em 01 de abril de 1987 e aqui permaneceu até 31 de agosto de 1989. Trabalhou na verba de obra, auxiliando na folha de pagamento e na prestação de contas para o MEC BID III, programa que destinou 105 milhões de dólares a nove universidades federais brasileiras, visando melhorias nas instalações e expansões desses locais – entre eles, a UFJF. A segunda passagem, já em outubro de 1991, foi como concursada. Para Mirian, sua posse foi marcante: “A Pró-reitora Prof. Dra. Clélia Miranda era minha professora em disciplina no bacharelado, e disse que eu estava designada para trabalhar na Prefeitura da Universidade (antiga PROINFRA) e que a Unidade ganharia muito com minha contribuição.”, conta. Devido ao seu histórico e bom desempenho em sua passagem anterior, foi alocada para o local aonde construiria sua carreira e aonde viria a encerrá-la. Já na Logística, Mirian foi convidada pelo Prof. Dr. Marcos Tanure para secretariar o curso piloto ADMEAD, para o curso de Administração à Distância pela Universidade, que tinha como alunos funcionários do Banco do Brasil e servidores da UFJF. Assim, a servidora acumulava funções: seu trabalho não mais se restringia apenas a PROINFRA, mas também se estendia a graduação. Mirian faz questão de ressaltar seu compromisso e seriedade para com seu trabalho, e destaca: “O trabalho no Serviço Público pode e deve ser realizado com dedicação e competência. Servir ao público envolve pessoas e o atendimento a cada uma deve ser com excelência.”

“Termino com as palavras gravadas em uma belíssima placa e no coração: “EXISTEM PESSOAS QUE POR SUA DIGNIDADE, DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E AMIZADE, JAMAIS SERÃO ESQUECIDAS””, afirma. E com certeza você é uma dessas pessoas, Mirian. Em nome de todos os seus amigos e colegas de trabalho, agradecemos por toda a sua contribuição na Pró-reitoria e desejamos uma boa sorte em sua caminhada.

Mirian já apareceu em nosso site no campo Pesquisas. Para conhecer mais sobre seu trabalho, clique aqui.