Fechar menu lateral

PROINFRA trabalha no combate a dengue

por Adriely Furtado 

 

Detalhe das placas metálicas/Foto: Adriely Furtado

Detalhe das placas metálicas/Foto: Adriely Furtado

A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão da UFJF realizou, no último mês, a reforma e reconstrução de parte da Praça Cívica onde, antes, se encontrava uma fonte interativa composta por jatos de água e iluminações. O projeto foi executado pela empresa SM21 e coordenado pelo gerente de paisagismo Reinaldo Lamarca e pelo coordenador de manutenção Fábio Martins Brum. Dentre outros objetivos, o principal foi a eliminação da água parada que se acumulava na construção. Para isto, além do envelopamento, foi realizada uma manutenção nos ladrilhos que estavam danificados, evitando acidentes com os transeuntes. 

A fonte havia sido desativada anteriormente por conta da falta de água que assolou a região em 2016. Por fim, foi desinstalada devido aos altos custos das frequentes manutenções exigidas para seu funcionamento. “A parte alterada (foto) é por onde saía o bico de água ejetor. O reservatório de água ficava acima, logo na superfície do piso da praça. O que nós fizemos: pegamos uma chapa galvanizada e envelopamos as grades”, explica Reinaldo, um dos responsáveis pelo projeto.

A chapa colocada impede que a água se acumule por debaixo das grades, evitando a proliferação de mosquitos no local, que podem causar doenças e transtornos para toda a comunidade.