Fechar menu lateral

Conheça um pouco da história do supervisor de hidráulica José Francisco Ferreira

jose francisco supervisor de hidraulica

José Francisco, supervisor de hidráulica da PROINFRA.
Foto: Jaime Ulisses

José Francisco Ferreira é o responsável por supervisionar a manutenção das instalações hidráulicas realizadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) da UFJF. Nasceu em Juiz de Fora, assim como suas duas irmãs e a esposa Ana Lúcia Ferreira, com quem é casado há mais de 30 anos. Seus pais vieram da região da Serra da Mantiqueira, há mais de 60 anos, para trabalhar como lavradores no sítio do Dr. Alvino de Paula, um dos dois sitiantes das terras onde hoje é o bairro Santo Antônio, local em que a cidade teve início.

     Aos 18 anos, José Francisco ingressou na extinta Construtora Ruhena como servente, onde começou a aprender o ofício de pedreiro na construção de redes de manilhas para captação de águas pluviais na rodovia Rio-Santos e na BR-040, entre outras. Quando tinha 20 anos, já era encarregado de obra da firma, liderando uma média de 50 trabalhadores na duplicação da Via Anhanguera, no estado de São Paulo.

    Em janeiro de 1988, José Francisco começou a trabalhar como bombeiro na prefeitura da Universidade Federal de Juiz de Fora (antigo nome da PROINFRA) através da “verba de obra” – nome popular de um extinto modelo de contratação de pessoal. No ano de 1990, o artigo 243 da lei 8.112 transformou seu emprego em cargo público e ele passou a ser servidor do quadro permanente da UFJF.

          Entre outros momentos que marcaram sua carreira, José Francisco destaca com orgulho sua participação na grande reforma realizada no prédio da Faculdade de Odontologia. “Só de joelhos de cobre de 15 milímetros foram mais de mil. Por aí você já vê o tamanho da obra”, explica o servidor. “Hoje as empreiteiras dão garantia de cinco anos. Essa reforma já tem mais de dez e até hoje não foi preciso quebrar pisos ou coisas do tipo para consertar algum erro. Dou glória a Deus por ter dado sabedoria aos meus colegas e a mim”, comenta com a voz embargada.

         O processo de qualificação prossegue. O servidor participou nos últimos anos de cursos sobre o programa de prevenção de risco e sobre saúde e segurança do trabalho na construção civil. Com 59 anos de idade e quase 30 trabalhando na UFJF, José Francisco tem muita experiência para compartilhar.