Fechar menu lateral

Eventos

Veja abaixo alguns dos eventos organizados pelo PROFLETRAS/UFJF.

2023

10 ANOS DO PROFLETRAS/UFJF: ESCOLAS E UNIVERSIDADES EM REDE

Acesse informações desse evento em https://www2.ufjf.br/profletras/10-anos-do-profletras-na-ufjf/

II SEMINÁRIO PESQUISAR NO PROFLETRAS: O QUE É E COMO AGIR?

O seminário ocorreu no dia 14 de julho de 2023, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, e contou com a participação de discentes e docentes do mestrado profissional em Letras. Nesse evento, a coordenadora professora doutora Natália Sigiliano palestrou sobre o tema “O que é pesquisar no Profletras?”. Além dela, as professoras doutoras Patrícia Pedrosa Botelho, Thais Fernandes Sampaio e o professor doutor Marco Aurélio de Sousa Mendes abordaram casos e exemplos de pesquisa nesse mestrado profissional, apresentando de que forma os trabalhos de ação didática são abordados em conformidade com ações teóricas e de pesquisa.

Alunos do mestrado profissional em Letras posam para foto com professoras

Discentes da turma 9 do PROFLETRAS/UFJF e docentes Natália Sigiliano e Patrícia Pedrosa Botelho

Lançamento de e-book do Selo Editorial Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura em Foco

No dia 4 de maio, foi lançada a obra “O que pode a Literatura na escola? Pesquisas e práticas em Literatura e ensino”, organizada pelas docentes doutoras Elza de Sá Nogueira e Patrícia Pedrosa Botelho. O lançamento contou com a participação de egressos do Programa, professores da UFJF, alunos da graduação e comunidade externa à universidade. Para conhecer a obra, acesse: https://www2.ufjf.br/profletras/publicacoes/

Cartaz de anúncio de lançamento da obra O que pode Literatura na escola. O cartaz apresenta o texto com a data de lançamento, de 4 de maio, o horário, 18h, a capa do livro em branco e roxo, e as logos do Profletras e da UFJF

Cartaz de lançamento da obra

Imagem com 7 mulheres em pé, abraçadas, à frente de uma projeção de datashow com informações sobre a obra lançada

Professoras do PROFLETRAS/UFJF no lançamento da obra

Curso de Extensão “Metodologia ativa: o jogo na aula de Português” – Segunda edição

Uma mulher, professora, está em pé. As demais professoras estão sentadas em roda nas carteiras, prestando atenção àquilo que ela fala.

Natália Sigiliano ministra primeiro módulo do curso a professoras da rede municipal

A pedido da Secretaria de Educação de Juiz de Fora, o PROFLETRAS/UFJF promove novamente  o curso de extensão “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”. Desta vez, o curso passou a ser de 30h e envolve atividades síncronas e assíncronas de formação continuada de professores da rede. O curso está sendo ministrado por professores e egressos do Profletras/UFJF a docentes da rede municipal de educação básica de Juiz de Fora, e os encontros presenciais tiveram início no dia 20 de abril, com a participação das professoras formadoras Natália Sigiliano (professora da UFJF) e Denise Rebello (professora da rede municipal).

No segundo e terceiro encontros, teve a participação das formadoras Thais Sampaio (professora da UFJF), Ana Flávia e Renata Alves (professoras do ensino básico).

Professoras cursistas estão em roda, em volta de cartas de jogo, dispostas ao centro da roda.

A professora Thais Sampaio joga com as cursistas.

De forma bastante voltada para reflexão e prática, o curso tem rendido bons frutos em termos de propostas e ações no ensino básico.

2022

Curso de Extensão “Metodologia ativa: o jogo na aula de Português”

Em parceria entre o PROFLETRAS/UFJF e a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora/MG, entre junho e outubro de 2022, foi realizado o curso de extensão “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”. O curso foi ministrado por professores e egressos do Profletras/UFJF a docentes da rede municipal de educação básica de Juiz de Fora.

O curso foi iniciado por uma Live com a professora Natália Sigiliano, conforme pode ser conferido pelo link:  https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=75738

Foram usadas metodologias ativas durante o curso, de forma a envolver diretamente os cursistas na aprendizagem, colocando-os como centro das ações, e de incentivar seu emprego em sala de aula.

Seis pessoas estão reunidas em volta de uma mesa. Elas manuseiam cartas coloridas que estão sobre a mesa. Na mesa, há elementos de um jogo de tabuleiro.

Professores da rede municipal conheceram jogos do livro “Ensinar Português de forma divertida: atividades lúdicas para o ensino fundamental e para o ensino médio”, de Natália Sigiliano e Laís Berno

Em rotação de estações, os cursistas conhecem jogos propostos pelo Grupo Análise Linguística na Escola e refletem sobre aspectos positivos e negativos de sua aplicação no ensino básico.

Ao final do curso, o PROFLETRAS da UFJF doou kits de jogos, reproduzidos com verba da CAPES, para escolas da rede municipal de Juiz de Fora.

Na imagem há quatro mulheres sorrindo e mostrando dois pacotes pardos.

Professoras de rede básica de ensino recebem a doação de kit de jogos voltado para o ensino de Língua Portuguesa do PROFLETRAS/UFJF

Três mulheres estão de pé, sorrindo para a foto. Elas estão em uma sala de palestras. Uma delas segura papéis em sua mão e outra, um pacote pardo.

As professoras Denise Rebello e Cláudia Ferraz entregam o kit de jogos a uma docente da rede básica de ensino de Juiz de Fora

I Seminário: Pesquisar no Profletras/UFJF

O seminário foi realizado durante todo o mês de maio de 2022 e contou com a participação de todos os docentes do programa.
Por meio do seminário, foi possível discutir as metodologias tipicamente utilizadas no mestrado profissional e levar os alunos a conhecerem e refletirem sobre projetos com escopo na escolas básica, em andamento e, também, finalizados. Para fechar o mês de seminário, na última sexta-feira de maio, promovemos o lançamento presencial dos livros “Experiência, Teoria e Ação” e “Ensinar Português de Forma divertida”, ambos produzidos por docentes e egressos do Profletras/UFJF.

Imagem da sala de defesas da faculdade de Letras. Há alunos de costas e uma apresentadora de frente.

Egressa do PROFLETRAS/UFJF apresenta ao público seu capítulo no livro “Experiência, Teoria e Ação”

Imagem da sala de defesas da faculdade de Letras. Há alunos de costas e uma apresentadora de frente. Ao fundo, lê-se em projeção "experiência, teoria e ação" e tem-se a imagem da capa de livro.

IX Encontro Egressos em Rede: Jogo, Literatura e Ensino: designer, professor e mediador

O PROFLETRAS/UFJF promoveu no dia 05 de maio a nona edição do Egressos em Rede. O Encontro foi mediado pela professora doutora Érika Kelmer Mathias e provocou importantes discussões sobre o papel do professor como designer de percursos em um contexto de exploração do jogo como estratégia de ensino de literatura.

VIII Encontro Egressos em Rede: Avaliação e Revisão de Produção de Texto Escrito

O PROFLETRAS/UFJF retomou em 05/04/2022  a edição do Egressos em Rede. Os encontros têm se mostrado como uma valiosa oportunidade de formação continuada, visto que promove leituras mediadas e discussões sobre temas intrinsecamente relacionados ao contexto de sala de aula dos professores de Língua Portuguesa e Literatura. Acatando a sugestões de temas dos egressos, uma vez por mês, o PROFLETRAS/UFJF promoverá esses encontros on-line. O fato de serem encontros remotos tem permitido a participação também dos nossos diversos egressos que não são de Juiz de Fora.  O primeiro encontro foi organizado e mediado pela coordenadora do PROFLETRAS/UFJF, Natália Sigiliano, e versou sobre “Avaliação e revisão de Produção de Texto Escrito”. Veja um dos registros desse primeiro encontro de 2022:

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtual

2021

I Encontro Egressos em Rede: Avaliação

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtualO PROFLETRAS/UFJF realizou em 29/04/2021 a primeira edição do Egressos em Rede. O encontro teve por objetivo oportunizar um momento de estudos que se pautou na leitura e discussão em grupo de um capítulo ou artigo indicado pelo(a) professor(a) responsável por cada edição.  O primeiro encontro foi organizado e mediado pela professora do PROFLETRAS/UFJF, Natália Sigiliano, e versou sobre “Avaliação em sala de aula”, tema tão caro à educação.

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtual

 

II Encontro Egressos em Rede: Reflexões pedagógicas

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtualO PROFLETRAS/UFJF realizou em 28/05/2021 o II Encontro Egressos em Rede: Reflexões Pedagógicas. O encontro foi mediado pela professora do PROFLETRAS, Thais Sampaio, e as discussões ocorreram com base em texto de Bell Hooks.

 

III Encontro Egressos em Rede: Leitura subjetiva e ensino de literatura – o trabalho com o diário de leitura no Ensino Fundamental II

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 24/06/2021 o III Encontro Egressos em Rede: Leitura subjetiva e ensino de literatura – o trabalho com o diário de leitura no Ensino Fundamental II. Tomando como base o texto
A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas”, de Vicent Jouve, a professora do programa, Elza Nogueira, incitou discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos das mais diversas turmas do Profletras/UFJF.

 

IV Encontro Egressos em Rede: transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtual

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 29/07/2021 o IV Encontro Egressos em Rede: transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. A professora Luciana Teixeira, mediadora desta edição do encontro, abriu espaço para que os egressos compartilhassem suas experiências com ensino remoto, a partir de reflexões advindas da leitura do artigo “Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia”, de  António Moreira, Susana Henirques e Daniela Vieira.  O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos de turmas do Profletras/UFJF.

 

V Encontro Egressos em Rede: A leitura de textos literários em sala de aula: quais as escolhas mais acertadas, como trabalhar e como agir?

Foto de tela do Google meet com imagens do rosto de alguns participantes do evento virtual

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 26/08/2021 o V Encontro Egressos em Rede: A leitura de textos literários em sala de aula: quais as escolhas mais acertadas, como trabalhar e como agir. Como mediadora do encontro, a professora Patrícia Pedrosa Botelho despertou relevante discussão sobre o ensino de literatura a partir de questões por ela levantadas a partir da leitura de um trecho da obra “Conversas com um professor de Literatura”, de Gustavo Bernardo. Esta edição do encontro contou com a presença de professores e egressos do mestrado profissional em Letras da UFJF.

VI Encontro Egressos em Rede: Delimitando concepções de adaptação e discutindo seu apelo

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 30/09/2021 o VI Encontro Egressos em Rede: Delimitando concepções de adaptação e discutindo seu apelo. O professor doutor Marco Aurélio de Sousa Mendes foi mediador do encontro e, a partir do texto “Uma teoria da adaptação”, de Linda Hutcheon, guiou a discussão sobre a relevância das adaptações literárias no contexto de ensino de literatura.

VII Encontro Egressos em Rede: Aspectos da escrita literária na escola

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 4/11/2021 o VII Encontro Egressos em Rede: Aspectos da escrita literária na escola. A professora doutora Érika Mathias Kelmer mediou o encontro guiado pela leitura do texto “A escrita ‘literária’ da narrativa na escola: condições e obstáculos”, de Catherine Tauveron. Este encontro foi o último da série Encontro  Egressos em Rede de 2021.

II Encontro de egressos do PROFLETRAS/UFJF: O saber-fazer e a pedagogia do exemplo

Nesta segunda edição, o encontro dos egressos, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF), deu relevo à importância das experiências e do compartilhamento delas para a constituição dos saberes docentes. Considerando a relevância das experiências e do modelo, no âmbito educacional, o foco do evento incidiu sobre a formação inicial e continuada de professores, em que egressos do PROFLETRAS/UFJF propuseram minicursos, com base em conhecimentos adquiridos em sua trajetória acadêmica e/ou profissional, os quais foram ministrados no formato remoto a estudantes de Letras e a colegas da educação básica.

O II Encontro de Egressos do PROFLETRAS/UFJF ocorreu nos dias 3 a 10 de dezembro de 2021 e contou com 10 minicursos.

Professores da educação básica de todo o Brasil puderam se inscrever e participar dos minicursos, ministrados via Meet.

I Seminário de Gramática, Variação e Ensino do PROFLETRAS/UFJF – Gramática na prática: como abordar?

Neste primeiro seminário, professores da rede básica, discentes do Profletras/UFJF, apresentaram intervenções realizadas em suas sala de aula quanto ao ensino de gramática em uma perspectiva renovada. Foram sete  comunicações realizadas entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2021. Como público, alunos da graduação em Letras da UFJF participaram desse evento.