Fechar menu lateral

Veja abaixo alguns dos eventos organizados pelo PROFLETRAS/UFJF.

I Encontro Egressos em Rede: Avaliação

O PROFLETRAS/UFJF realizou em 29/04/2021 a primeira edição do Egressos em Rede. O encontro teve por objetivo oportunizar um momento de estudos que se pautou na leitura e discussão em grupo de um capítulo ou artigo indicado pelo(a) professor(a) responsável por cada edição.  O primeiro encontro foi organizado e mediado pela professora do PROFLETRAS/UFJF, Natália Sigiliano, e versou sobre “Avaliação em sala de aula”, tema tão caro à educação.

II Encontro Egressos em Rede: Reflexões pedagógicas

O PROFLETRAS/UFJF realizou em 28/05/2021 o II Encontro Egressos em Rede: Reflexões Pedagógicas. O encontro foi mediado pela professora do PROFLETRAS, Thais Sampaio, e as discussões ocorreram com base em texto de Bell Hooks.

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 24/06/2021 o III Encontro Egressos em Rede: Leitura subjetiva e ensino de literatura – o trabalho com o diário de leitura no Ensino Fundamental II. Tomando como base o texto
A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas”, de Vicent Jouve, a professora do programa, Elza Nogueira, incitou discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos das mais diversas turmas do Profletras/UFJF.

IV Encontro Egressos em Rede: transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 29/07/2021 o IV Encontro Egressos em Rede: transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. A professora Luciana Teixeira, mediadora desta edição do encontro, abriu espaço para que os egressos compartilhassem suas experiências com ensino remoto, a partir de reflexões advindas da leitura do artigo “Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia”, de  António Moreira, Susana Henirques e Daniela Vieira.  O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos de turmas do Profletras/UFJF.

IV Encontro Egressos em Rede: A leitura de textos literários em sala de aula: quais as escolhas mais acertadas, como trabalhar e como agir?

O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 26/08/2021 o V Encontro Egressos em Rede: A leitura de textos literários em sala de aula: quais as escolhas mais acertadas, como trabalhar e como agir. Como mediadora do encontro, a professora Patrícia Pedrosa Botelho despertou relevante discussão sobre o ensino de literatura a partir de questões por ela levantadas a partir da leitura de um trecho da obra “Conversas com um professor de Literatura, de Gustavo Bernardo. Esta edição do encontro contou com a presença de professores e egressos do mestrado profissional em Letras da UFJF.