Veja abaixo alguns dos eventos organizados pelo PROFLETRAS/UFJF.
Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023, o mestrado profissional em Letras da UFJF comemorou o aniversário de 10 anos com um evento muito significativo.
O congresso Escolas e Universidades em rede reuniu egressos, discentes, docentes, ex-docentes e professores do Profletras de distintas regiões do país.
Fotos do evento, que mostram palestrantes, professores, discentes e egressos, assim como os demais participantes do evento.
II SEMINÁRIO PESQUISAR NO PROFLETRAS: O QUE É E COMO AGIR?
O seminário ocorreu no dia 14 de julho de 2023, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, e contou com a participação de discentes e docentes do mestrado profissional em Letras. Nesse evento, a coordenadora professora doutora Natália Sigiliano palestrou sobre o tema “O que é pesquisar no Profletras?”. Além dela, as professoras doutoras Patrícia Pedrosa Botelho, Thais Fernandes Sampaio e o professor doutor Marco Aurélio de Sousa Mendes abordaram casos e exemplos de pesquisa nesse mestrado profissional, apresentando de que forma os trabalhos de ação didática são abordados em conformidade com ações teóricas e de pesquisa.
No dia 4 de maio, foi lançada a obra “O que pode a Literatura na escola? Pesquisas e práticas em Literatura e ensino”, organizada pelas docentes doutoras Elza de Sá Nogueira e Patrícia Pedrosa Botelho. O lançamento contou com a participação de egressos do Programa, professores da UFJF, alunos da graduação e comunidade externa à universidade. Para conhecer a obra, acesse: https://www2.ufjf.br/profletras/publicacoes/
A pedido da Secretaria de Educação de Juiz de Fora, o PROFLETRAS/UFJF promove novamente o curso de extensão “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”. Desta vez, o curso passou a ser de 30h e envolve atividades síncronas e assíncronas de formação continuada de professores da rede. O curso está sendo ministrado por professores e egressos do Profletras/UFJF a docentes da rede municipal de educação básica de Juiz de Fora, e os encontros presenciais tiveram início no dia 20 de abril, com a participação das professoras formadoras Natália Sigiliano (professora da UFJF) e Denise Rebello (professora da rede municipal).
No segundo e terceiro encontros, teve a participação das formadoras Thais Sampaio (professora da UFJF), Ana Flávia e Renata Alves (professoras do ensino básico).
De forma bastante voltada para reflexão e prática, o curso tem rendido bons frutos em termos de propostas e ações no ensino básico.
Em parceria entre o PROFLETRAS/UFJF e a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora/MG, entre junho e outubro de 2022, foi realizado o curso de extensão “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”. O curso foi ministrado por professores e egressos do Profletras/UFJF a docentes da rede municipal de educação básica de Juiz de Fora.
O curso foi iniciado por uma Live com a professora Natália Sigiliano, conforme pode ser conferido pelo link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=75738
Foram usadas metodologias ativas durante o curso, de forma a envolver diretamente os cursistas na aprendizagem, colocando-os como centro das ações, e de incentivar seu emprego em sala de aula.
Em rotação de estações, os cursistas conhecem jogos propostos pelo Grupo Análise Linguística na Escola e refletem sobre aspectos positivos e negativos de sua aplicação no ensino básico.
Ao final do curso, o PROFLETRAS da UFJF doou kits de jogos, reproduzidos com verba da CAPES, para escolas da rede municipal de Juiz de Fora.
O seminário foi realizado durante todo o mês de maio de 2022 e contou com a participação de todos os docentes do programa.
Por meio do seminário, foi possível discutir as metodologias tipicamente utilizadas no mestrado profissional e levar os alunos a conhecerem e refletirem sobre projetos com escopo na escolas básica, em andamento e, também, finalizados. Para fechar o mês de seminário, na última sexta-feira de maio, promovemos o lançamento presencial dos livros “Experiência, Teoria e Ação” e “Ensinar Português de Forma divertida”, ambos produzidos por docentes e egressos do Profletras/UFJF.
O PROFLETRAS/UFJF promoveu no dia 05 de maio a nona edição do Egressos em Rede. O Encontro foi mediado pela professora doutora Érika Kelmer Mathias e provocou importantes discussões sobre o papel do professor como designer de percursos em um contexto de exploração do jogo como estratégia de ensino de literatura.
O PROFLETRAS/UFJF retomou em 05/04/2022 a edição do Egressos em Rede. Os encontros têm se mostrado como uma valiosa oportunidade de formação continuada, visto que promove leituras mediadas e discussões sobre temas intrinsecamente relacionados ao contexto de sala de aula dos professores de Língua Portuguesa e Literatura. Acatando a sugestões de temas dos egressos, uma vez por mês, o PROFLETRAS/UFJF promoverá esses encontros on-line. O fato de serem encontros remotos tem permitido a participação também dos nossos diversos egressos que não são de Juiz de Fora. O primeiro encontro foi organizado e mediado pela coordenadora do PROFLETRAS/UFJF, Natália Sigiliano, e versou sobre “Avaliação e revisão de Produção de Texto Escrito”. Veja um dos registros desse primeiro encontro de 2022:
O PROFLETRAS/UFJF realizou em 29/04/2021 a primeira edição do Egressos em Rede. O encontro teve por objetivo oportunizar um momento de estudos que se pautou na leitura e discussão em grupo de um capítulo ou artigo indicado pelo(a) professor(a) responsável por cada edição. O primeiro encontro foi organizado e mediado pela professora do PROFLETRAS/UFJF, Natália Sigiliano, e versou sobre “Avaliação em sala de aula”, tema tão caro à educação.
O PROFLETRAS/UFJF realizou em 28/05/2021 o II Encontro Egressos em Rede: Reflexões Pedagógicas. O encontro foi mediado pela professora do PROFLETRAS, Thais Sampaio, e as discussões ocorreram com base em texto de Bell Hooks.
O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 24/06/2021 o III Encontro Egressos em Rede: Leitura subjetiva e ensino de literatura – o trabalho com o diário de leitura no Ensino Fundamental II. Tomando como base o texto
A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas”, de Vicent Jouve, a professora do programa, Elza Nogueira, incitou discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos das mais diversas turmas do Profletras/UFJF.
O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 29/07/2021 o IV Encontro Egressos em Rede: transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. A professora Luciana Teixeira, mediadora desta edição do encontro, abriu espaço para que os egressos compartilhassem suas experiências com ensino remoto, a partir de reflexões advindas da leitura do artigo “Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia”, de António Moreira, Susana Henirques e Daniela Vieira. O encontro contou com a participação de professores do programa e egressos de turmas do Profletras/UFJF.
O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 26/08/2021 o V Encontro Egressos em Rede: A leitura de textos literários em sala de aula: quais as escolhas mais acertadas, como trabalhar e como agir. Como mediadora do encontro, a professora Patrícia Pedrosa Botelho despertou relevante discussão sobre o ensino de literatura a partir de questões por ela levantadas a partir da leitura de um trecho da obra “Conversas com um professor de Literatura”, de Gustavo Bernardo. Esta edição do encontro contou com a presença de professores e egressos do mestrado profissional em Letras da UFJF.
O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 30/09/2021 o VI Encontro Egressos em Rede: Delimitando concepções de adaptação e discutindo seu apelo. O professor doutor Marco Aurélio de Sousa Mendes foi mediador do encontro e, a partir do texto “Uma teoria da adaptação”, de Linda Hutcheon, guiou a discussão sobre a relevância das adaptações literárias no contexto de ensino de literatura.
O PROFLETRAS/UFJF realizou no dia 4/11/2021 o VII Encontro Egressos em Rede: Aspectos da escrita literária na escola. A professora doutora Érika Mathias Kelmer mediou o encontro guiado pela leitura do texto “A escrita ‘literária’ da narrativa na escola: condições e obstáculos”, de Catherine Tauveron. Este encontro foi o último da série Encontro Egressos em Rede de 2021.
Nesta segunda edição, o encontro dos egressos, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF), deu relevo à importância das experiências e do compartilhamento delas para a constituição dos saberes docentes. Considerando a relevância das experiências e do modelo, no âmbito educacional, o foco do evento incidiu sobre a formação inicial e continuada de professores, em que egressos do PROFLETRAS/UFJF propuseram minicursos, com base em conhecimentos adquiridos em sua trajetória acadêmica e/ou profissional, os quais foram ministrados no formato remoto a estudantes de Letras e a colegas da educação básica.
O II Encontro de Egressos do PROFLETRAS/UFJF ocorreu nos dias 3 a 10 de dezembro de 2021 e contou com 10 minicursos.
Professores da educação básica de todo o Brasil puderam se inscrever e participar dos minicursos, ministrados via Meet.
Neste primeiro seminário, professores da rede básica, discentes do Profletras/UFJF, apresentaram intervenções realizadas em suas sala de aula quanto ao ensino de gramática em uma perspectiva renovada. Foram sete comunicações realizadas entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2021. Como público, alunos da graduação em Letras da UFJF participaram desse evento.