Fechar menu lateral

Matrículas

PROFIAP UFJF – ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA (2025)


1 Editais com o resultado do Exame Nacional de Acesso (2025) e comunicados sobre o processo de matrícula


Edital 06/2025 – Resultado definitivo de classificação [acesse no portal Profiap]

Este edital registra candidatos habilitados, de acordo com a classificação e a modalidade de acesso

Edital 07/2025 – ENA Turma 2025.1 – terceira retificação [acesse no portal Profiap]

Redefine a distribuição de vagas, após análise de modalidades de acesso sem candidatos habilitados

Para a UFJF: transfere vaga ociosa de “servidor de associada – cotas (GV)” para “servidor de associada (GV)”

Edital 08/2025 – ENA Turma 2025.1 – edital de matrícula [acesse no portal Profiap]

Este edital reúne instruções para realização de matrículas

Observar o campo relativo à UFJF, assim como as orientações abaixo

Comunicado 01, de 07/04/2025 [acesse]

Comunicado 02, de 07/04/2025 [acesse]

Comunicado 03, de 10/04/2025 [acesse]


2 Orientações específicas para realização de matrículas na UFJF


O processo de matrícula no Mestrado Profissional em Administração Pública (UFJF) irá envolver duas ações:

   1. envio de informações preliminares, por meio de um formulário eletrônico

   2. remessa de documentos digitalizados, por meio da plataforma SigaX

Importante:

    – as matrículas serão realizadas entre os dias 31/03/2025 (a partir de 09h00) e 04/04/2025 (até 23h00)

    – a matricula (edital complementar) será realizada entre os dias 08/04/2025 (a partir de 09h00) e 12/04/2025 (até 23h00) 

    – instruções complementares encontram-se no tópico “5 Observações” (abaixo). Elas devem ser lidas integralmente

    – dúvidas poderão ser esclarecidas pela Secretaria do Profiap UFJF

  Telefone: (32) 2102 3522  /  E-mail: mestrado.admprof@ufjf.br


3 Envio de informações preliminares


As informações preliminares envolvem aspectos acadêmicos associados à turma 2025. Eles serão reunidos por meio de um formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/NB9Wc8c1bmYx5nhG7

O formulário deverá ser preenchido até o dia 12/04/2025 (até 23:00) – edital complementar

Importante: antes de preencher o formulário confirme nos editais 06/2025 e 07/2025 se você está habilitado e classificado de acordo com o número de vagas (modalidade de acesso e campus)


4 Remessa de documentos


Estas orientações consideram as informações contidas no edital 08/2025, adequando-as às demandas da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA UFJF)

Para evitar dúvidas, caso não haja correspondência entre a solicitação do edital e a solicitação destas orientações, prevalecerá o que está registrado abaixo. Há elementos do edital que não se aplicam às matrículas da UFJF

4.1 Forma de encaminhamento dos documentos

Os documentos serão enviados à CDARA UFJF por meio do link (SigaX): https://externo.ufjf.br/publico/home

Para tanto: a) eles deverão ser digitalizados e b) a digitalização deve estar perfeitamente legível e em formato PDF

Informações básicas sobre a plataforma SigaX estão disponíveis a seguir: link 01 / link 02 (tutorial em vídeo)

Busque por “PROFIAP” e considere o edital “MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM REDE NACIONAL (PROFIAP) – 2025”

Busque por “PROFIAP” e considere o edital “Chamada Complementar (2025) – MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM REDE NACIONAL – PROFIAP” na chamada complementar

Importante: antes de remeter os documentos confirme nos editais 06/2025 e 07/2025 se você está habilitado e classificado de acordo com o número de vagas (modalidade de acesso e campus)

4.2 Documentos de encaminhamento obrigatório (*)

  1. cópia do diploma de graduação, digitalizado frente e verso, ou declaração com data de conclusão do curso de graduação e data de colação de grau (com dia, mês e ano)
  2. cópia da carteira de identidade ou documento de identificação oficial
  3. cópia do CPF
  4. cópia do título eleitoral
  5. comprovante de quitação com a justiça eleitoral
  6. cópia da certidão de nascimento ou casamento
  7. comprovante de quitação com o serviço militar (indivíduos sujeitos ao serviço militar)

(*) Ignore eventuais informações contidas no SigaX sobre a não obrigatoriedade de documentos

Documento adicional para os aprovados como “servidor de instituição federal de ensino não associada”

  1. comprovante de vínculo como servidor efetivo na instituição federal de ensino não associada à Rede Profiap

Documentos adicionais para os aprovados como “servidor de universidade associada” e “servidor de universidade associada (ações afirmativas)”

  1. certidão de preenchimento de requisitos, que deverá ser solicitada ao Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (observar Portaria Progepe nº. 250, de 06/03/2025)
  2. termo de compromisso (anexo 1 da Portaria Progepe nº. 250, de 06/03/2025)

5 Observações


  • a efetivação da matrícula está condicionada ao envio dos documentos citados no tópico 4.2 (acima)
  • cópia do histórico escolar, fotos 3×4 e cópia do comprovante de residência (citadas no edital) não devem ser encaminhadas
  • se o número do CPF estiver registrado no documento de identidade, ele deverá ser submetido novamente no SigaX (no campo específico para o CPF)
  • o comprovante de vínculo com a UFJF (citado no edital) será substituído pelos documentos adicionais para os aprovados como “servidor de universidade associada” e “servidor de universidade associada (ações afirmativas)” (acima)
  • a UFJF não possui ingressantes pela modalidade “convênio”. Não há, portanto, demanda documental ligada a ela
  • a digitalização do documento original elimina a necessidade de cópias autenticadas, citadas no edital
  • se o ingressante for militar é desnecessária a apresentação do certificado de dispensa militar ou da condição de reservista
  • o comprovante de vínculo como servidor efetivo na instituição federal de ensino não associada será encaminhado à Coordenação do Profiap UFJF por meio do formulário eletrônico citado no tópico 3 (acima)
  • a certidão de preenchimento de requisitos será encaminhada à Coordenação do Profiap UFJF por meio do formulário eletrônico citado no tópico 3 (acima)
  • o termo de compromisso assinado deverá ser encaminhado para a Progepe UFJF, seguindo as orientações da Portaria Progepe nº. 250
  • a Portaria Progepe nº. 250 encontra-se disponível neste link
  • informações sobre a banca de heteroidentificação serão enviadas ao(s) ingressante(s) por essa modalidade de acesso