Atualmente, a gestão dos convênios e instrumentos congêneres, celebrados para execução de projetos acadêmicos aprovados no âmbito da UFJF, é realizada pela Coordenação de Convênios, órgão ligado à PROGEFI (Pró-Reitoria de Gestão e Finanças), tendo sua competência definida pela Portaria 1024, de 31 de agosto de 2021.
As orientações para celebração de Acordos de Cooperação (em caso de parceria externa) e de Convênios (com arrecadação de receita, via Fundação de Apoio, ou com repasse) para a realização de ações de extensão na UFJF estão na página da Coordenação de Convênios.
No passado, o Setor de Cooperação Institucional era vinculado à PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), sendo responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à efetivação de Convênios e congêneres, não onerosos.
Competia a este Setor, entre outras atividades, a análise formal da proposta e a confecção de minuta – se for o caso, seu encaminhamento aos colegiados competentes e à Procuradoria Federal junto à UFJF. Sendo favorável a deliberação, os instrumentos eram encaminhados para assinatura do Reitor.
Na UFJF, tais parcerias proporcionaram à Comunidade Acadêmica oportunidade de intercâmbio, realização de estágios para os estudantes de graduação, desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e desenvolvimento institucional em parceria com instituições públicas e privadas, organismos nacionais e internacionais.