Termina nesta segunda, 30, prazo para submissão de propostas de extensão

O prazo para submissão de propostas ao “Edital 04/2022 – Demanda espontânea com bolsas” termina nesta segunda-feira, dia 30 de maio.  A seleção, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  é aberta a docentes efetivos ou substitutos, professores convidados e técnico-administrativos em Educação (TAEs) de todas as áreas.

Confira o Edital 04/2022 na íntegra

Para auxiliar  a inscrição de programas e projetos extensionistas, a Proex disponibiliza um vídeo-tutorial, com o passo a passo sobre o processo. “Várias mudanças precisaram ser implementadas na inscrição, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), a partir de indicações do Setor de Convênios da Pró-Reitoria de Infraestrutura, com o objetivo de monitoramento. Cientes dos impactos que essas alterações têm na dinâmica de elaboração de propostas, criamos esse tutorial, além de termos realizado plantões remotos e atendimentos presenciais para sanar dúvidas″, explica a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

Acesse o vídeo-tutorial sobre como realizar a submissão de propostas de extensão

Universidade e sociedade

Nos últimos dois anos, devido às condições impostas pela pandemia de Covid-19, as ações de extensão da UFJF se realizaram, principalmente, de forma remota e, em alguns casos, de forma híbrida, com ações das mais diversas, inclusive de combate e enfrentamento ao coronavírus.  Com o retorno integral das atividades presenciais na Universidade, a perspectiva é ampliar os  trabalhos, bem como a relação da instituição com a sociedade em geral, utilizando, também, os instrumentos e aprendizados advindos da experiência remota.  “Vai ser um momento muito rico, de volta à presencialidade, que é o que mais caracteriza a extensão universitária, pois favorece o diálogo e a troca de conhecimentos entre todas as partes envolvidas nos projetos e programas”, avalia Ana Lívia.

Ações no HU e na SEPJF

Os participantes cujas propostas estejam relacionadas ao Hospital Universitário (HU) da UFJF e à Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora devem estar atentos aos procedimentos para a anuência dos referidos órgãos. Como neste ano ambas as instituições adotaram métodos específicos para aprovação das solicitações,  a Proex também preparou um passo a passo sobre o assunto. “Em breve, lançaremos os editais: Boa vizinhança – campus Juiz de Fora, Boa vizinhança- Rio Doce e extensão em interface com a pesquisa”, finaliza a pró-reitora de Extensão da UFJF.

Passo a passo para propostas HU e SEPJF