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Relatório de Gestão 2021 PROAE

Relatório Assistência Estudantil 2021 – PROAE

 

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil – PROAE – é o espaço, dentro da estrutura da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento das políticas de assistência estudantil. Por assistência estudantil, compreende-se o enfrentamento de demandas psicopedagógicas e socioeconômicas dos e das discentes, para que haja a democratização do acesso ao ensino superior. O objetivo desta política é contribuir na permanência estudantil por meio do acolhimento e reconhecimento das diversidades e singularidades deste público.

  1. Bolsas e auxílios

 

  • Bolsa PNAES: incentivo pecuniário mensal com vistas a ampliar o acesso às

condições de permanência na educação superior;

 

  • Bolsa Permanência: incentivo  pecuniário  mensal,  concedido  nos  termos  do

Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação;

 

  • Auxílio-moradia: vaga na moradia estudantil da UFJF ou incentivo pecuniário mensal destinado a  discentes  que,  devido  ao  ingresso  no  ensino  superior, residam ou venham a residir na cidade sede do campus no qual está matriculado e o grupo familiar seja residente em cidade distinta.

 

  • Auxílio-transporte: incentivo pecuniário mensal,  destinado  aos  discentes que utilizam transporte coletivo municipal no deslocamento da residência ao respectivo campus universitário, durante os períodos letivos;

 

  • Auxílio-creche: incentivo pecuniário mensal, destinado ao custeio parcial das despesas com os (as) dependentes legais do (a) beneficiário (a), até o limite de idade de 05 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, inclusive. Caso ambos os pais e/ou responsáveis legais sejam discentes da UFJF, apenas um fará jus ao auxílio, o qual também não poderá ser acumulado com benefício da mesma espécie;

 

  • Auxílio-alimentação: acesso gratuito às refeições oferecidas pelo Restaurante Universitário.

 

  • Auxílio Digital Graduação: é destinado aos alunos matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFJF. O Auxílio tem o valor de R$ 100,00, é destinado aos alunos com renda familiar bruta de até 1,5 salário per capta e visa proporcionar a capacidade de contratar serviços de acesso a internet, seja de rede fixa ou dados móveis.

 

  • Empréstimo De Notebooks:  A PROAE em parceria com PROINFRA e Central de Atendimento organizaram, através de editais, o empréstimo de computadores para discentes da graduação em vulnerabilidade socioeconômica, conforme a Resolução 32/2020.

2.Programas/projetos desenvolvidos no Campus Juiz de Fora

 

Os projetos, abaixo, foram planejados nos meses de janeiro e fevereiro e executados ao longo do ano. No ano de 2021, conseguimos realizar todos os projetos planejados.

 

  • Projeto Boas vindas: apresentação da PROAE aos calouros no início de cada semestre. Nesse ano de 2021, em virtude da pandemia Covid-19, foi construído um vídeo e encaminhado aos coordenadores de curso. Tem o objetivo de promover visibilidade e informações sobre os programas desenvolvidos pela PROAE, incluindo apresentação da equipe multidisciplinar dos profissionais, serviços e projetos interprofissionais desenvolvidos

 

  • Grupo dentro de casa: O Grupo Dentro de Casa é mais uma iniciativa da PROAE para os estudantes da UFJF, visto que a pandemia colocou todos em ensino remoto e limitou a vida com restrições de contato nos mais diversos âmbitos. Para os discentes terem um espaço de compartilhamento, vivências e acolhimento neste momento de insegurança, isolamento e perda de antigas referências, o grupo vem para ser um novo lugar, para criar a potência do encontro no ambiente virtual. Foi um grupo vivencial, dinâmico e sempre favorecendo uma nova forma de se estar no mundo e fazer contatos.

 

Grupo atravessando a dor: Este é um grupo para os estudantes e as estudantes da UFJF que estão vivenciando a dor pela perda de alguém querido. Sabemos que passar pelo processo de luto é algo muito delicado e desafiador e que causa um sofrimento que precisa ser acolhido e cuidado. É um percurso complexo e que cada um vive de forma muito peculiar. O grupo se constituiu para esta abertura e acolhimento, para um contato que possibilite uma travessia junto(a)s, respeitando a forma de expressão e tempo de cada pessoa. Os encontros aconteceram via Google Meet

 

Setembro Amar-elo: Encontro ministrado com a comunidade acadêmica visando discutir a prevenção do suicídio:  Como forma de incentivar a campanha de conscientização de prevenção ao suicídio que acontece neste mês, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, no dia 29, o “Bate-papo Setembro Amarelo”. O encontro acontece virtualmente

 

  • Rodas de conversa on line: As equipes de Psicologia da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFJF e do Setor de Assistência Estudantil do Campus Governador Valadares realizaram juntas a roda de conversa online:
    • Conte com a gente;
    • E agora… formei?;
    • Ensino Remoto Emergencial: estratégias e vivências;

 

 

  • Acompanhamento do rendimento acadêmico:conforme consta na Resolução do Conselho Superior n° 11/2017, uma das condições para manutenção do recebimento das bolsas e auxílios estudantis é o rendimento acadêmico, norma que está diretamente relacionada aos objetivos do Decreto n° 7.234/2010 no que tange a redução da retenção. Assim, os discentes considerados com baixo rendimento são convocados para participar do programa de acompanhamento acadêmico da PROAE, que é realizado semestralmente. O projeto tem permitido observar e analisar os principais fatores determinantes para o baixo rendimento e algumas evasões, como por exemplo: problemas de saúde, situação financeira, relacionamento familiar e conflitos entre docente/discente
  • Atendimento psicológico individualizado:caracteriza-se pela oferta de um espaço de escuta, orientação e aconselhamento aos discentes sobre questões afetivas e emocionais que podem ocorrer durante a vivência universitária. O atendimento ocorre através de agendamento, conforme disponibilidade do e da discente e do serviço.

 

  • Plantão psicológico: é um modelo de atenção psicológica que tem por objetivo acolher o usuário no momento de sua urgência. Em virtude da pandemia, foram disponibilizados aos estudantes atendimento online. Entre outras especificidades técnicas, o diferencial está na disponibilidade do psicólogo para atendimento imediato conforme demanda apresentada.

 

  • Atendimento pedagógico individualizado: este atendimento tem o objetivo de realizar uma orientação aos discentes sobre técnicas de estudo, organização do tempo acadêmico, organização da grade curricular bem como atender as demandas psicopedagógicas através do acolhimento, da escuta qualificada dentre outros.

 

  • Atividades administrativas: constituem-se em atividades administrativas como recebimento e envio de documentos, abertura de processos, organização de arquivos, monitoramento de bolsas e auxílios estudantis, confecção de folhas de pagamento, atendimento presencial e através dos canais de contatos da PROAE. Além disso, o setor administrativo participou nos programas e projetos interdisciplinares da PROAE.

 

  • Análise socioeconômica: instrumento de competência técnica do (a) Assistente Social para a realização de estudos socioeconômicos para fins de acesso a benefícios sociais junto a órgão da administração pública direta e indireta, conforme determina a Lei nº 8.662/1993, art. 4º, inciso XI. Na PROAE, a avaliação socioeconômica é utilizada para identificar o perfil socioeconômico do grupo familiar do e da discente, a fim de caracterizá-lo como público-alvo do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da UFJF. Essa atividade também é realizada no Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais

 

  • Atendimento social: espaço de reflexão e diálogo que permite ao assistente social, por meio da escuta qualificada, identificar as diversas situações econômicas e sociais que perpassam o cotidiano acadêmico. Assim, busca-se promover ações com objetivo de atender as demandas apresentadas, com base na política de Assistência Estudantil e demais políticas sociais pertinentes que possam contribuir para democratização das condições de permanência discente na Universidade

 

  • Palestras pedagógicas: diferente da educação básica, a vida acadêmica demanda uma nova forma de estudo, para tanto, a palestra “Como estudar?” foi criada.  Nesse ano de 2021, em virtude da pandemia Covid-19, foi disponibilizado o vídeo no Instagram da PROAE. Apresenta como objetivo a orientação de conteúdos relacionados à gestão e a organização do tempo no contexto acadêmico, estratégias e atitudes para um melhor desempenho na vida acadêmica do e da discente.

 

  • Deboas- Lidando com a ansiedade: configura-se como um grupo psicoeducativo. Esse projeto pretende instrumentalizar o e a discente para que se relacione de uma forma mais saudável com a ansiedade, aprendendo a lidar com os seus sintomas, além de prevenir transtornos. Nesse ano, foi realizado de forma online.

 

  • Projeto de extensão: “Fala aí! Acolhimento psicológico ao estudante da UFJF”: O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro de Psicologia Aplicada, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil e o Departamento de Psicologia e busca oferecer aos estudantes da UFJF um espaço de acolhimento imediato e escuta em situações de angústia e sofrimento. A proposta do projeto é que esse dispositivo possibilite a construção de recursos para lidar com situações de emergência, dando contorno à angústia e atenuando o sofrimento. Participantes: Participam do projeto atualmente uma docente do Departamento de Psicologia, dois TAEs psicólogos da PROAE, uma TAE psicóloga do Centro de Psicologia Aplicada, um psicólogo voluntário, um graduando em Psicologia bolsista, sete graduandos em Psicologia voluntários. Total de 13 participantes.

 

  • Projetos intersetoriais:a PROAE no ano de 2020 promoveu a continuidade aos projetos em parceria com outros setores da instituição:

 

  • “Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)”:Participação e composição de equipe interdisciplinar para planejamento, implantação e execução de política institucional com perspectiva do acesso e da permanência dos discentes com deficiência numa perspectiva interdisciplinar.

 

  • Ações da Assistência Estudantil na Perspectiva da Formação Integral:este projeto de treinamento profissional busca proporcionar aos discentes um aprendizado profissional por meio do desenvolvimento de ações institucionais no âmbito da assistência estudantil. Tem como objetivo proporcionar ao discente melhor compreensão sobre assistência estudantil. Além de desenvolver uma relação de proximidade com a política de assistência estudantil da UFJF, permite a aplicação e a troca de conhecimentos teóricos e práticos, no cotidiano dos trabalhos da PROAE.

 

  • Lives:
    • Pedagogia;
    • Serviço Social.

 

 

  • Outras atividades:
    • Reuniões com a equipe da PROAE;
    • Reuniões com outros setores do campus de Juiz de Fora;
    • Participação da Comissão de Seleção de Bolsas para Treinamento Profissional;
    • Entrevistas para estudantes bolsistas de treinamento profissional do curso de Comunicação;
    • Propostas de reestruturação das bolsas e auxílios estudantis para a gestão orçamentária no início de 2021;
    • Participação no edital do PROMISAES;
    • Planejamento do processo de reavaliações das análises socioeconômicas;
    • Elaboração da Portaria 01/2021 que dispõe sobre o Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da PROAE;
    • Elaboração e execução de editais de auxílio de inclusão digital.

 

  • Capacitação permanente: com intuito de ampliar o conhecimento da equipe para o desenvolvimento das atividades com maior autonomia, a PROAE desenvolve ações e possibilita a participação dos TAEs em eventos internos e externos. Durante o ano de 2021, aconteceram as seguintes atividades:
  • Participação de servidores nos encontros nacionais e regionais do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil de forma online;
  • Quatro servidores cursam o doutorado;
  • Curso Vencendo seus limites;
  • II Seminário de Acolhimento e Prevenção em Saúde Mental;
  • Aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher;
  • Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19;
  • Seminário da Pesquisa 50 anos do curso de Serviço Social da UFES: história e memória;
  • Metodologias Ativas na Educação,;
  • Encontro Virtual sobre Luto e COVID: o papel coletivo do luto;
  • O SERVIDOR PÚBLICO NA UFJF: CARREIRA EM PERSPECTIVA;
  • O suicídio e os desafios para a Psicologia;
  • III SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL;
  • XVII Encontro Carioca de Gestalt-terapia;
  • Comunicação e Oratória;
  • Entre outros.

 

2.1  Programas/projetos desenvolvidos no Campus Governador Valadares.

 

Além de atividades comuns às realizadas no Campus de Juiz de Fora, como atendimentos individuais da psicologia, serviço social, pedagogia, participação em reuniões de equipe e análises socioeconômicas, o campus de Governador Valadares desenvolve ações de acordo com demandas específicas do campus, sendo:

 

  • Rodas de conversa:
    • Rodas Reflexivas sobre Masculinidades II;
    • Cotas Raciais e Comissões de Heteroidentificação, pela garantia de direitos e reparação da desigualdades, da IFES.

 

  • Lives
    • Participação de psicólogos em “lives” do curso de Nutrição;
    • Participação de psicólogos em “lives” “Mostra de Profissões” do Colégio Ibituruna, divulgando os cursos do Campus GV.

 

 

  • Palestras online
    • “Saúde mental e vida universitária: desafios e reflexões”: a convite da Coordenação do Curso de Direito, essa palestra tem o objetivo de estimular nos estudantes uma reflexão sobre os desafios relacionados à saúde mental no contexto universitário e transmitir orientações acerca de princípios úteis para a conservação e promoção da saúde mental.

 

  • “10 dicas para um semestre produtivo e saudável”: tem o objetivo de oferecer aos estudantes do Campus GV orientações sobre organização, planejamento e produtividade nos estudos atreladas a cuidados com a saúde mental.

 

  • Atenção à Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS): com objetivo de oferecer aos estudantes de Medicina do Campus GV membros do IFMSA Brasil informações sobre o cuidado em saúde mental no âmbito do SUS.

 

  • Racismos, escutas clínicas, com o objetivo de apresentar o grupo de estudos GERRES (Grupo de Estudos de Relações Raciais, Estado e Sociedade).

 

  • Tempo de transição, tempo de enfrentamento: a saúde mental na condição do estudante.

 

  • Direitos Humanos: acesso à saúde de grupos vulneráveis, via Google Meet, a convite da IFMSA Brazil.

 

  • História e Saúde Mental, os impactos do processo de colonização para a comunidade negra.

 

  • Projeto de Extensão – Cursinho Comunitário Camponês e Popular: com objetivo de ofertar atividades pedagógicas em preparação para o ENEM a jovens oriundos de escola pública e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

 

  • Outras atividades:
    • Participação em reunião com diversos setor do Campus de GV;
    • Participação no Evento de Extensão I Colóquio de Socioanálise, Genealogia e Direitos, realizado pelo ICSA-UFJF-GV;
    • Seminário Ações afirmativas e o PNAES no legislativo brasileiro, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Ações Afirmativas e Assistência Estudantil CNPQ-UFBA
    • Seminário Educação Superior e os desafios da Permanência Estudantil, realizado pela UFF.

 

 

  • Capacitações:
    • O SERVIDOR PÚBLICO NA UFJF: CARREIRA EM PERSPECTIVA – 2021.1;
    • Formação em Direitos Humanos: entendendo a Ditadura e as Comissões da Verdade;
    • Inteligência Emocional;
    • Prevenção ao suicídio;
    • FORMAÇÃO EM DIREITOS DAS MULHERES;
    • Proteção de Dados Pessoais no Setor Público;
    • I Encontro Fonaprace Regional Sudeste – “Estado Social, Ações Afirmativas e Permanência Estudantil em análise”;
    • Entre outros.

 

De forma geral, a PROAE atendeu, no ano de 2021, parcialmente as metas do plano plurianual. Vale ressaltar que o plano é valido para quatriênio 2021-2024. Assim, as metas de curto prazo foram alcançadas, mas é necessário continuarmos trabalhando em equipe para que todas as metas sejam atendidas até o final de 2024.