Fechar menu lateral

É da Moradia Estudantil? Temos atividade esportiva para você!

 

Diversos estudos relacionam a prática de atividades físicas regulares à melhoria da qualidade de vida e desempenho nos estudos. A partir disso, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) prevê atividades na área dos esportes, como parte das diversas ações que podem ser realizadas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, com o objetivo de proporcionar a permanência do estudante nos cursos de graduação, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e trazer inclusão social pela educação.

 

Visando incentivar a prática esportiva entre os estudantes, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da UFJF oferece aos alunos que residem na Moradia Estudantil, atividades esportivas toda semana, na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID). Silmai Dutra, assistente social e responsável pelo projeto, revela que a atividade que está sendo desenvolvida no momento é o futebol e que a escolha pelo esporte partiu dos próprios alunos. “Tudo começou em um dia de jogo da Copa do Mundo. Tínhamos reunião com os meninos da Moradia Estudantil e vimos a empolgação deles para assistir ao jogo. Na reunião, surgiu essa ideia de alguma atividade esportiva, que acabou sendo direcionada para o futebol pelos alunos”.

 

Como no dia da reunião só havia meninos, o assistente social conta que foram convocadas algumas outras reuniões com as meninas para que escolhessem uma atividade física para realizar. No fim, o futebol teve maior aderência também entre elas. A partir de então, o projeto começou a surgir. “Conseguimos um horário para a realização do esporte na Faefid, preparamos os coletes, compramos a bola…”, comenta Silmai. “A intenção é que os alunos tenham um momento lúdico, de brincadeira, que também é algo bom para a saúde”, acrescenta.

 

A participação nas atividades é gratuita. Todos os alunos da Moradia Estudantil podem participar. E o melhor: Não é necessário saber jogar, o importante é se exercitar!

 

Por: Rute Honório