Por Daniel dos Santos Leite
A boa administração do tempo é importante para qualquer estudante, mas se torna um aspecto essencial quando tratamos de educação técnica integrada. A modalidade, que associa as disciplinas do Ensino Médio às profissionalizantes num mesmo curso, é tão exigente quanto recompensadora – o aluno conclui a etapa já preparado para o mercado de trabalho e também para as fases seguintes de sua formação. Mas, claro, também demanda determinação. Por isso, o Campus Santos Dumont dedicou a seus alunos de cursos integrados uma palestra para esclarecer as melhores formas para conciliar todas as atividades da modalidade, ofertada pelo IF Sudeste em Santos Dumont desde 2015.
A boa administração do tempo é importante para qualquer estudante, mas se torna um aspecto essencial quando tratamos de educação técnica integrada. A modalidade, que associa as disciplinas do Ensino Médio às profissionalizantes num mesmo curso, é tão exigente quanto recompensadora – o aluno conclui a etapa já preparado para o mercado de trabalho e também para as fases seguintes de sua formação. Mas, claro, também demanda determinação. Por isso, o Campus Santos Dumont dedicou a seus alunos de cursos integrados uma palestra para esclarecer as melhores formas para conciliar todas as atividades da modalidade, ofertada pelo IF Sudeste em Santos Dumont desde 2015.
Na tarde e na noite de ontem, a pedagoga Franciene Silveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conversou, respectivamente, com estudantes do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e seus familiares sobre como é possível fazer uma boa gestão dos estudos. Convidada pela psicóloga Luciana Sarmento, do Campus Santos Dumont, Franciene retornará à unidade do IF Sudeste na próxima quarta-feira, 23 de março, para palestrar aos estudantes de Mecânica e familiares.
A pedagoga, que atua na Pró-Reitoria de Apoio Estudantil da UFJF, tratou, entre diversos aspectos, da importância da formação de uma rede social, ou seja, de um grupo de amigos na nova escola e da realização de estudos em grupo, preferencialmente de até três pessoas. Franciene ressaltou que o aluno precisa sempre reservar momentos a lazer, descanso e alimentação adequada, pois são ações que lhe possibilitam maximizar a qualidade do estudo, para o qual também deve haver horários definidos. A palestrante falou ainda sobre métodos de leitura, estabelecimento de prioridades, postura em sala de aula, técnicas para manter a concentração e dicas específicas para disciplinas de Ciências Exatas e para a hora de uma prova.
“A partir do momento em que o aluno toma uma atitude e se reconhece como responsável daquele processo de aprendizagem, ele começa a ter atitudes diferentes. Ele já senta para estudar, e aí vêm os resultados, o que pode acontecer imediatamente ou de forma mais gradual. Há casos e casos. Falo muito também sobre a importância dos objetivos de curto prazo, menores, para alcançar um objetivo maior”, afirmou Franciene em entrevista ao site do Campus Santos Dumont.
Quando questionada sobre a relevância da família no processo, a pedagoga foi enfática. “Tenho uma visão de que o aluno não é sozinho. Quando ele vem para a escola, não está solto. Ele tem um contexto familiar. Às vezes não é ensinando, ‘senta aqui, filho, vou te ensinar isso aqui’. O simples fato de estar presente naquele momento, para o aluno, já é um suporte que eu considero muito importante. Tenho estudado sobre Pedagogia Sistêmica, que é um assunto ainda em desenvolvimento e fala da integração dos sistemas. Ele tem o sistema familiar, o escolar, o social. Por isso é importante que o familiar dê esse suporte: ‘para o que você precisar, eu estou aqui’”, concluiu.
Fonte: http://www.santosdumont.ifsudestemg.edu.br/node/3469