Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro

E-mail: hebe.mattos@gmail.com

AcademiaLattes | ORCID

Professora titular-livre do Departamento e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Livre-Docente e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutoramento pela University System of Maryland, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Paris-Sorbonne IV e University of Pittsburgh. Professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde continua como credenciada no Programa de Pós-Graduação em História. Foi Professora Visitante na Columbia University (Ruth Cardoso Chair, Fulbright/CAPES), Universidade Federal de Pernambuco (CNPq), na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. University of Michigan, Centre international de recherches sur les esclavages et post-esclavages (CIRESC/CNRS), Université Paris VII – Denis Diderot, University of Chicago, Stanford University, Universidad de Santiago de Chile e Georgetown University. Coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem – rede de pesquisa (LABHOI UFF/UFJF). É também coordenadora do banco de dados e das exposições do Projeto Passados Presentes. Memória da Escravidão no Brasil, bem como dos aplicativos de turismo de memória para tablet e celular Pequena África; Quilombo do Bracuí, Quilombo São José e Jongo de Pinheiral (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, abolição, memória, vídeo-história e história oral.

Produções bibliográficas selecionadas

• Black Troops and Hierarchies of Color in the Portuguese Atlantic World: The Case of Henrique Dias and His Black Regiment. Luso-Brazilian Review, v. 45, p. 006-030, 2008.
  • Ao Sul da História. Lavradores pobres na crise do trabalho escravos. Segunda Edição Revista e Ampliada. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.
  • Das Cores do Silencio. 3. ed. Campinas: UNICAMP, 2013.
  • Les Couleurs du Silence. Paris: Karthala, 2019.
  • The East River Reminds Me of the Paraná?: Racism, Subjectivity, and Transnational Political Action in the Life of André Rebouças.. In: Brodwyn Fisher; Keila Grinberg. (Org.). The Boundaries of Freedom: Slavery, Abolition, and the Making of Modern Brazil. Cambridge: Cambridge University Press, 2022, p. 315-338.