Fechar menu lateral

Fernanda Nascimento Thomaz

E-mail: fefathomaz@yahoo.com.br

AcademiaLattes | ORCID

Professora de História da África e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é responsável pela coordenação de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutoramento pelo Institute of African Studies da University of Ibadan, na Nigéria, e também pelo Max Planck Institute, na Alemanha. É coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFJF (LABHOI/Afrikas), na sessão Memória, Áfricas e Escravidão. Tem realizado pesquisa na área dos Estudos Africanos, com ênfase na história de Moçambique e da Nigéria a partir das seguintes temáticas: colonialismo, relações raciais, história social do direito, gênero, movimento de mulheres e memória.

 

Produções bibliográficas selecionadas

  • Despir o casaco pelas costas: administração da justiça colonial em Moçambique início do século XX. In: RIBEIRO, Alexandre Vieira; GEBARA, Alexsander de Almeida; BERTHET, Marina. (Org.). África: Histórias conectadas. Niterói, 2015, p. 181-201.
  • Afrikas: histórias, culturas e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019.
  • Gênero, narrativas e identidades. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2020. (e outras/os)
  • Pós-Afrikas como experimento: formação de professores e produção de material didático em Estudos Africanos. In: Lucilene Reginaldo; Roquinaldo Ferreira. (Org.). África, Margens e Oceanos. Campinas: Editora da Unicamp, 2021, p. 330-352.
  • Três formatos jurídicos e relações coloniais conflituosas no norte de Moçambique (1894 – 1940). In: Cristina Nogueira da Silva; Margarida Seixas. (Org.). Estudos Luso-Hispanos de História do Direito. Madrid: Editorial Dykinson, 2021, p. 585-614.