Carla Maria Carvalho de Almeida

E-mail: carlamca@uol.com.br

Lattes | ORCID

Professora titular do departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação na área de História Moderna e Brasil Colonial. Pesquisadora do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2001), com pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e pela Universidade de Lisboa (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas colonial, mercado interno, homens ricos, poder local, Império português e elite econômica.

Produções bibliográficas selecionadas

• Conquistadores e negociantes: histórias de elites no Antigo Regime nos Trópicos. América Lusa, séculos XVI a XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. (com João Luís Ribeiro Fragoso e Antônio Carlos Jucá de Sampaio)
  • Exercícios de micro-história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. (com Mônica Ribeiro de Oliveira)
  • Ricos e pobres em Minas Gerais: produção e hierarquização social no mundo colonial, 1750-1822. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.
  • Diálogos com o império: câmaras ultramarinas e comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa, séculos XVII e XVIII. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
  • Colonial elites and their armed slaves: politics, clientele, and self-government of elite households in eighteenth century Minas. Revista de Indias, v. 80, p. 687-718, 2020. (com Ana Paula Pereira Costa)