PDSE- Processo seletivo 2019

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora torna público o Edital para a Seleção de Candidatos ao Programa Instititucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) – 2018/2019.

O Edital divulgado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP/UFJF) pode ser acessado no link abaixo:

O Edital da CAPES pode ser acessado no link abaixo:

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2019. As inscrições serão gratuitas e realizar-se-ão mediante a entrega, no prazi, dos documentos estabelecidos pelo Edital na secretaria do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

A banca responsável pela análise da documentação enviada pelos candidatos e pela seleção será composta por um docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, por um docente vinculado a outro Programa de Pós-Graduação e por um aluno indicado pela representação dicente.

Em relação aos critérios internos para o julgamento da seleção dos estudantes, a banca considerá a exequilibilidade do projeto em face ao cumprimento do prazo de defesa conforme regimento do PPG História; a adequação da documentação apresentada pelo(a) candidato(a) às exigências constantes no edital; a sua plena qualificação, mediante comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos; pertinência do plano de atividades no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto; adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador estrangeiro às atividades a serem desenvolvidas. Esta avaliação será subsidiada pela análise do histórico escolar e do Currículo Lattes do candidato com destaque à produção acadêmica do(a)s candidato(a)s.

A seleção será realizada entre os dias 18 a 22 de fevereiro de 2019.

A publicação dos resultados preliminares da seleção ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2019.

O prazo para interposição de recursos em face do resultado preliminar da seleção ocorrerá entre os dias 25 a 26 de fevereiro de 2019.

A publicação dos resultados finais das seleção ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2019.

Dúvidas em relação ao Edital para a Seleção de Candidatos ao Programa Instititucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) – 2018/2019 podem ser encaminhadas para o e-mail: bolsaspg.propp@ufjf.edu.br