Fechar menu lateral

Fernando Perlatto Bom Jardim

E-mail: fperlatto@yahoo.com.br

Lattes | ORCID

Professor adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), com estágio doutoral no Institute for Public Knowledge da New York University (IPK/NYU). Pesquisador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS-UFJF) e Pesquisador associado do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP-UFMG). É vinculado às redes de pesquisa Conexões Lusófonas: ditadura e democracia em português, Rede Internacional de Estudos do Corporativismo (NETCOR), Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT), Direitas, História e Memória e Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). Foi Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF entre 2018 e 2020. Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Brasil no tempo presente, democracia, cultura e política, memória cultural, usos públicos do passado, teoria crítica, esfera pública. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

 

Produções bibliográficas selecionadas

  • Seletividade da esfera pública e esferas públicas subalternas: disputas e possibilidades na modernização brasileira. Revista de Sociologia e Política, v. 23, p. 121-145, 2015.
  • A Imaginação Sociológica Brasileira: A Sociologia no Brasil e sua Vocação Pública. Curitiba: Editora CRV, 2016.
  • Esferas públicas no Brasil: teoria social, públicos subalternos e democracia. Curitiba: Appris Editora, 2018.
  • Variações do mesmo tema sem sair do tom: imprensa, Comissão Nacional da Verdade e a Lei da Anistia. Tempo e Argumento, v. 11, p. 78-100, 2019.
  • A Comissão Nacional da Verdade e a justiça transicional no Brasil: ditadura, democracia e tempo presente. In: Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel, Giovanni Damele. (Org.). Punir o Inimigo: Perspetivas legais e discurso político na justiça de transição. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2021, p. 193-226.