Plano de Ensino – Recursos Hídricos

Disciplina: 2037015 – RECURSOS HÍDRICOS

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE GEOCIENCIAS /ICH

Ementa Água e Recursos Hídricos; Ciclos da Água; Bacia Hidrográfica como Unidade de Pesquisa e Intervenção; Diagnóstico Ambiental; Zoneamento Ambiental; Gestão Ambiental; Gestão e Gerenciamento; Gestão de Bacias Hidrográficas e Gerenciamento de Recursos Hídricos: aspectos conceituais e legais; Qualidade da Água e Legislação; Juiz de Fora e as Águas: mananciais e abastecimento público; Paraibuna e Ordenamento Territorial.
Conteúdo 1) Introdução aos estudos hídricos;
2) A água na Natureza e a natureza das águas;
3) Ciclos da água;
4) A unidade Bacia Hidrográfica;
4.1) Conceituação;
4.2) Parâmetros morfométricos;
4.3) Variáveis hidrológicas;
5) Qualidade das águas e legislação;
6) Hidrografia de Juiz de Fora e mananciais de abastecimento público;
6.1) Aulas práticas e visitas técnicas;
7) Instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos e gestão de bacias hidrográficas;
7.1) Diagnóstico físico-ambiental e sócio-econômico;
7.2) Usos do solo;
7.3) Zoneamento;
Bibliografia ANA/PNUMA GEO Brasil Recursos Hídricos. Componente da série de relatórios sobre o estado e perspectivas do meio ambiente no Brasil. Brasília:ANA/PNUMA, 2007
BIGARELLA, J.J.; SUGUIO, K.& BECKER, R. D. Ambiente fluvial: Ambientes de Sedimentação, sua interpretação e importância. Curitiba: Ed.UFPR/ADEA, 1979, 183p.
BRASIL, Lei Nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que Instituí a Politica Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dá outras providências. 1997.
CAMPOS, N.; STUDART, T. Gestão das águas: princípios e práticas. Porto Alegre: ABRH. 200.
CARRERA-FERNANDEZ J.; GARRIDO, J. R. Economia dos recursos hídricos. Salvador: EDUFBA, 2003.
CHOW, V. T.. Handbook of Applied Hydrology. Mc Graw ? Hill. New York ? USA, 1964.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia Fluvial. Vol. 1, O canal fluvial. S. Paulo, Ed. Edgard Blücher Ltda., 1981.
COSTA, F. J. L. da. Estratégias de gerenciamento de recursos hídricos no Brasil: áreas de cooperação com o Banco Mundial. 1ª edição, 204p. Brasília, 2003.
CUNHA, Sandra Baptista da Antonio e GUERRA, Jose Teixeira. Geomorfologia do Brasil, 3a Edição, Editora Bertrand Brasil, RJ, 2003.
CUNHA, Sandra Batista; GUERRA, Antonio José Teixeira (orgs.). Avaliação e Perícia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 294p.
FENDRICH, R., OLIYNIK, R.. Manual de Utilização das Águas Pluviais (100 Maneiras Práticas). Livraria do Chain Editora. Curitiba ? PR, 2002.
FENDRICH, R.. Chuvas Intensas para Obras de Drenagem no Estado do Paraná ? 2ª Ed.Editor. Curitiba ? PR, 2003.
FONSECA, S. P. P. Anais ? cursos pré-encontro. II encontro de preservação de mananciais da Zona da Mata Mineira. 583p. Viçosa, MG: ABES/MG;
UFV, DEA; ABAS/MG, Centro de Referência Sudeste. 2002.
GARCEZ, L. N., ALVAREZ, G. A.. Hidrologia – 2ª Ed. Edgard Blücher. São Paulo ? SP,1988
GRANZIEIRA, M. I. M. Direito de águas: disciplina jurídica das águas doces. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.
HOGAN, D.J. Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba: limites e possibilidades. Pág 161-176 in Leila da Costa Ferreira e Eduardo Viola (orgs.), Incertezas da Sustentabilidade na Globalização. Campinas, Editora da Unicamp, 1996.
LINSLEY, R. K. et al.. Applied Hydrology. Mc Graw ? Hill. New York ? USA, 1975.
Bibliografia (continuação) MAIDMENT, D. R.. Handbook of Hydrology. Mc Graw ? Hill. New York ? USA, 1993.
MAY, P. M., LUSTOSA, M. C., VINHA, V. da Economia do meio ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Campus/ECOECO, 2003
MMA.Plano Nacional de Recursos Hídricos Volumes 1, 2, 3 e 4. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Recursos Hídricos, 2006.
MMA Plano Nacional de Recursos Hídricos. Síntese Executiva. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Recursos Hídricos, 2006.
MUSETTI, Rodrigo Andreotti. Da Proteção Jurídico Ambiental dos Recursos Hídricos. São Paulo: Editora de Direito Ltda. 2001.
POMPEU, T. C., “Direito das águas no Brasil” Ed. Office Aperfeiçoamento e Promoções, Apostila, São Paulo, 95p, 2000.
RIGHETTO, A. M.. Hidrologia e Recursos Hídricos. USP. São Carlos ? SP, 1998.
ROSS, J.L.S., PRETTE, M.E. DEL Recursos hídricos e as bacias hidrográficas: âncoras do planejamento e gestão ambiental. In: Revista do
Departamento de Geografia, São Paulo: Humanitas, n.12, p.89-121, 1998.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geomorfologia, ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 2007
SÉRIE SEMAD ? Secretaria de Estado de meio ambiente e desenvolvimento Sustentável: 1-Regulamentação de Recursos Hídricos; 2- Rios e Córregos; 3-Rios Fluminenses; 10- Ambiente das Águas; 11- Revitalização de Rios, 13 -Mata Ciliar. Rio de Janeiro: SEMAD/GTZ ? Cooperação Técnica Brasil-Alemanha, 2001
SILVA, S. R. Planos de recursos hídricos: a integração entre os níveis de planejamento. Universidade Federal de Pernambuco. Tese de Doutorado, 2006.
SOUSA JÚNIOR, W. C. de Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios. São Paulo: Instituto Internacional de Educação do Brasil, 2004.
TOMAZ, P.. Conservação de Água. Digihouse Editoração Eletrônica. São Paulo ? SP,1998.
TUCCI, C. E. M.. Hidrologia, Ciência e Aplicação. Editora da UFRS. Porto Alegre ? RS,1993.
VIANNA, P. C. G., ?Gestão Internacional dos Recursos Hídricos no Mercosul: O Caso do Aqüífero Guarani?. Departamento de Geografia, FFLCH USP. Tese de Doutorado. São Paulo, SP, 125p, 2002.
Bibliografia complementar