Plano de Ensino – Estudos da paisagem

Plano de Ensino

Disciplina: 2037010 – ESTUDOS DA PAISAGEM

Departamento: DEPTO DE GEOCIENCIAS /ICH

Ementa A paisagem como categoria de análise na geografia e a abordagem sistêmica no seu estudo de elaboração, organização e funcionamento, em especial das paisagens tropicais. Compreender as paisagens geográficas como resultado das derivações antropogênicas dos geossistemas naturais.
Estudar as teorias que explicam a paisagem; aplicar o conhecimento e as metodologias geográficas relativas à área de geografia física para o reconhecimento de unidades de paisagens em diferentes escalas, sua estrutura geoecológica, dinâmica e potencialidades. Aplicação dos estudos de paisagem, na análise ambiental e no planejamento.
Conteúdo 1- Conceito de paisagem.
2- Contextualização: a análise socioambiental; as escalas: local, regional, nacional e mundial; bases físicas naturais de delimitação territorial.
3- As potencialidades paisagísticas brasileiras. Brasil: um país tropical, desigualmente desenvolvido; atores sociais atuantes; critérios de classificações.
4- A história territorial brasileira: as transformações históricas da paisagem no Brasil.
5- A ciência da paisagem; o geossistema: um conceito inacabado; o espaço rural: um ecossistema/agrossistema; A análise ecodinâmica da natureza.
6- Métodos de abordagem e tratamento da paisagem e do meio ambiente. A questão da escala.
7- Estudar as teorias que explicam a paisagem; aplicar o conhecimento e as metodologias geográficas relativas à área de geografia física para o reconhecimento de unidades de paisagens em diferentes escalas, sua estrutura geoecológica, dinâmica e potencialidades.
8- Percepção das paisagens.
9- Paisagens brasileiras.
10- Meio Ambiente e Desenvolvimento Local. Crescimento Econômico, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
11- Aplicação dos estudos de paisagem, na análise ambiental e no planejamento.
Bibliografia BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global. São Paulo: USP/IGEOG, 1971. (Cadernos de Ciências da Terra, n.13).
BLEY, L. Morretes: estudo de paisagem valorizada. 1990. 215 f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
BÓLOS, M. Manual de Ciência del paisaje – teoría, métodos y aplicaciones. Masson, Sa. Barcelona. 1992. 273p.
BUTTIMER, A. Apreendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p.
165-193.
COLLOT, M. Pontos de vista sobre a percepção das paisagens. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, 39 (20), 1990. p. 21-32. 1990.
FORESTRY COMMISSION. Landscape desing. Forestry Commission Bulletin (14), 1986, p.87-89.
FORMAN, T. T. R. Land Mosaics – The ecology of landscapes and regions. New York: Cambrige University Press. 1995. 632p.
FORMAN, T. T. R.; GODRON, M. Landscape Ecology. New York: John Wiley & Sons. 1986. 619p.
GREGORY, K.J. A natureza da geografia física. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
GRIFFITH, J. J. Analise dos recursos visuais do Parque Nacional da Serra da Canastra. Brasil Florestal, n.40,1979.
GRIFFITH, J. J.; VALENTE, A. Aplicação da Técnica de estudos visuais no planejamento da paisagem brasileira. Brasil Florestal, n. 37:6-14, 1979.
HARTSHORNE, R. Propósitos e natureza da geografia. São Paulo: Hucitec, 1978.
HOLZER, W. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Revista Território, ano II, n. 3,
jul./dez., 1997.
LAURIE, M. An introdution to landscape architecture. New York, Elsevier, 1976. 214p.
LOWENTHAL, D. Geografia, experiência e imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org). Perspectivas da
Geografia. São Paulo : DIFEL, 1982.
MACHADO, Lucy Marion C.P. A Serra do Mar Paulista: um estudo de paisagem valorizada. Tese de Doutoramento. Rio Claro : IGCE, UNESP, 1988.
MCHARG. I. L. Design with nature New York:: Natural History Press. 1969. 197p.
MILANO, M. S. Aspectos gerais da análise da paisagem com vistas à avaliação de impactos ambientais. In: Técnicas para a compressão e diagnose
de ecossistemas terrestres: subsídios para a elaboração de relatórios de impacto ambiental – I Curitiba, APEF, 1989. P.35-44.
Paisagem/Paisagens, São Paulo, n. 3, p. 27-34, 1998.
PIRES, P. S. Avaliação da qualidade visual da paisagem na região carbonífera de Criciúma-SC. (dissertação de Mestrado). UFPR, 1993, 100p.
ROUGERIE, G. Geografia das paisagens. São Paulo: DIFEL, 1971.
SALGADO-LABOURIAU, M.L. História ecológica da Terra. São Paulo: Edgard Blücher, 1994.
SERRES, M. O contrato natural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
TOYNBEE, A. A humanidade e a mãe Terra. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977
TROPPMAIR, H. (1987). Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro, GraffSet.
TURNER, M. G.; GARDNER, R. H. Quantitative methods in landscape ecology – The analysis and interpretation of landscape heterogeneity. New
York: Springer. 1991. 536p.
VELASQUEZ, I. L. S. Preservação paisagística como recurso natural e cultural. Silvicultura em S. Paulo, 16 (3:1943-46) 1982 (Anais do Congresso
sobre Essências Nativas)
Bibliografia (continuação)