Nota da coordenação sobre suspensão do edital 01/2019 PNPD/CAPES

Juiz de Fora, 09 de maio de 2019

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF vem a público informar a suspensão do edital 01/2019 relativo ao processo seletivo para bolsa PNPD/CAPES. Tal medida se tornou necessária diante dos recentes cortes orçamentários sofridos pela CAPES que a obrigou a recolher as bolsas ainda não implantadas. Semelhante medida já havia sido tomada pelo CNPq no âmbito na iniciação científica.

O PPGEO-UFJF e todas as pós-graduações e pesquisas brasileiras estão ameaçados diante dessa clara política de estrangulamento das universidades públicas. Nos colocamos fortemente contrários a todas as ações que visam enfraquecer as instituições federais de ensino e pesquisa. Não é possível pensar um país independente e soberano sem uma Universidade forte e capaz de efetivamente contribuir na produção científica e na formação dos sujeitos. E para isso as pós-graduações são essenciais. São espaços de produção qualificada de conhecimento, inovações, saberes, técnicas e processos. Não há ciência sem pesquisa e não há pesquisa sem investimentos públicos.

Lamentamos profundamente que tudo isso esteja ameaçado por uma política de claro viés ideológico e persecutório que elegeu a educação e, em especial, as universidades e os docentes como inimigos do povo e do país.

O PPGEO-UFJF seguirá com suas atividades, resistindo a todos os ataques, e convictos de nossa importância.

Profa. Dra. Clarice Cassab
Coordenadora do PPGEO-UFJF