Defesa de Dissertação da mestranda Simone Aparecida

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 18 de setembro de 2014, às 15 horas, no Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada TERRITÓRIO E GESTÃO DE SAÚDE EM JUIZ DE FORA-MG: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DA UPAS E DAS UAPS NA CIDADE ALTA de Simone Aparecida Moreira da Silva, candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

NOME

Entidade onde obteve o doutorado

Entidade onde trabalha

USP

SUPLENTE Externo à UFJF

RESUMO:

A partir de 2011 o Estado de Minas Gerais reorganizou seu processo de regionalização em saúde, de forma a reestruturar as regiões de saúde e criar redes prioritárias de atenção à população. Tais redes consistem em reestabelecer a coerência entre situação de saúde e sistema de saúde, sendo assim a assistência à população proposta pelo SUS de acordo com o Plano Diretor de Regionalização, será dada de forma contínua e não fragmentada.

(…)

As UPAS atendem a casos que exijam atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que esses pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

Tendo em vista a proposta de regionalização em saúde do Estado de Minas Gerais, o presente trabalho pretende constituir-se em um estudo de caso referente à UPA de São Pedro (Cidade Alta), de forma a refletir sobre suas ações junto à população e sobre como essas ações proporcionam um suporte as UAPS, atingindo assim seu real papel enquanto atendimento de urgência e emergência.