Fechar menu lateral

Defesa de Dissertação da mestranda Elaine Coelho

Comunicação de Defesa de Dissertação

 

                Será defendida no dia 26 de agosto de 2014, às 9:00 horas, no Anfiteatro III, do Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada A implantação de empreendimentos hidrelétricos: impactos ambientais e suas repercussões sociais. O caso da UHE Barra do Braúna (MG) de Elaine Coelho Cristóvão, candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

NOME

Entidade onde obteve o doutorado

Entidade onde trabalha

Observação

Vicente Paulo dos Santos Pinto

UFRJ

UFJF

Orientador

Mauro Guimarães

UFRRJ

UFRRJ

Titular Externo à UFJF

Cássia de Castro Martins Ferreira

USP

UFJF

Titular

Ricardo Tavares Zaidan

UFRJ

UFJF

Suplente

Scott William Hoefle

Univ. Of Oxford

UFRJ

Suplente Externo à UFJF

 RESUMO:

O trabalho trata de impactos ambientais da implantação de empreendimentos hidrelétricos, tendo como estudo de caso a Usina Hidrelétrica Barra do Braúna, instalada nos municípios de Leopoldina, Cataguases, Laranjal e Recreio, situados na Zona da Mata mineira. Embora a área de influência do empreendimento abranja os 04 (quatro) municípios citados, a ênfase do estudo será dada aos municípios de Laranjal e Palmas, mais propriamente a comunidade de pescadores – enquadrada como do tipo vulnerável – a qual tende a sofrer a maior carga dos impactos ambientais, o que traz à baila a discussão sobre Conflito e Justiça ambiental.

Esta temática está inserida nas discussões a cerca da implantação de grandes projetos, apoiando-se nos conceitos de Rede e Território, os quais nos auxiliam a compreender a dinâmica de implantação de certos empreendimentos, tal como àqueles hidrelétricos, os quais carregam a ideário da modernidade e do progresso, mas que no local podem ser portadores de contradições e desordem. […] Através de cartogramas temáticos, produzidos em ambiente Sistema de Informação Geogáfica-SIG, a Zona da Mata é apresentada como um território produtivo, constituído de hidrelétricas dispostas em uma Rede técnica, mas que, portam uma lógica estranha àquela existente nos locais de implantação e desencadeiam conflitos ambientais – territoriais – pelo uso e controle do recurso natural.

Como uma evidência deste tipo de conflito é apresentado o caso da população de pescadores atingida pelo empreendimento em tela, a qual ainda sofre pelo impacto da instalação e operação do empreendimento, o qual alterou sua vida cotidiana e seu nicho de trabalho, de forma a piorar sua condição de vida e, por esta razão, é alvo da maior carga de impactos ambientais, os quais ainda não foram minimizados, face às medidas de remediação já adotadas. 

                (…)

 Palavras Chave: (Hidrelétricas, conflitos ambientais, população vulnerável)