Defesa de Dissertação da mestranda Aline Brügger

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 20 de agosto de 2014, às 15 horas, no Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada “Comércio, Feiras, e um Lugar de Obsolescência em Juiz de Fora – MG: a Feira Informal da Avenida Brasil” de Aline Pandeló Brügger candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

NOME

Entidade onde obteve o doutorado

Entidade onde trabalha

JÚLIO AMBROZIO

USP

UFJF

Orientador – Titular Presidente

JOSÉ ANTONIO SOUZA DE DEUS

UFRJ

Titular Externo à UFJF

MARIA LUCIA MENEZES

UFRJ

UFJF

Titular

CASSIANO AMORIM

USP

Suplente

VÍRGINIA PALHARES

Suplente Externo à UFJF

Co-orientador (se houver)

RESUMO:

O presente trabalho busca realizar uma análise socioespacial do surgimento de um comércio popular que se instalou na Avenida Brasil paralelamente à feira livre. Durante as manhãs de domingo, na cidade de Juiz de Fora – MG, uma parte da Avenida Brasil é ocupada por vendedores de rua, consumidores e tráfego de veículos concomitamente; uma vez que a feira informal não é regulamentada pelos órgãos púbicos, a rua não é interditada para a ocorrência do evento no local. As mercadorias expostas para a comercialização, em sua maioria, são usadas. Boa parte do material exposto provém dos catadores de lixo. Dessa forma, observa-se a presença do circuito inferior da economia, tratado por Milton Santos em sua obra O espaço dividido (2008), quando discorre que o espaço geográfico é dividido em dois subsistemas: o superior e o inferior. Basicamente, as atividades do circuito inferior são compostas pelo comércio de pequena proporção, serviços não modernos direcionados ao varejo e, sobretudo, pelo consumo dos mais pobres; e o circuito superior tem como características o capital intensivo, o mercado global e a publicidade. Ambos são dependentes, mas o superior está atrelado à aceleração global, e o inferior está adaptado pelo tempo e forma do lugar. No que tange ao conceito de lugar, há importância de se analisar a feira informal sob essa apreciação, com ênfase na obra de Yfu-Tuan, para que se possa ter uma dimensão das relações sociais que ali se constroem. Segundo o autor, é no lugar que se entra em contato com o outro, com as emoções humanas que são construídas a partir do poder dos símbolos.

Palavras Chave: Feira informal. Circuito inferior. Lugar.