Defesa de dissertação do mestrando Carlos Magno Adães de Araujo será no dia 01/04/2014

COMUNICAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Será defendida no dia 01 de abril de 2014, às 16 horas, no Anfiteatro 03 do Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada ÁREAS VERDES PÚBLICAS EM JUIZ DE FORA: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE NOS DIAS DE HOJE, do discente CARLOS MAGNO ADÃES DE ARAUJO, candidato ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, é formada pelos professores:

NOME

UFPEL

Suplente

RESUMO

Uma das características mais marcantes do espaço geográfico é sua transformação ininterrupta, fruto da relação dialética entre a sociedade e a natureza, na qual ambos se influenciam reciprocamente, transformando-se uns aos outros. Sob a égide do capitalismo, as transformações espaciais são rápidas e, muitas vezes, tão profundas que produzem impactos socioambientais e socioespaciais que são difíceis de serem mitigados. O processo de urbanização demonstra claramente a magnitude das transformações pelas quais o homem e a natureza passam. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, o rápido crescimento de sua área urbana legaram à população um restrito e irregular número de áreas verdes públicas, fundamentais na melhoria da qualidade ambiental urbana e de vida da população. A análise da dinâmica demográfica e do Índice de Áreas Verdes de parques, praças, canteiros e da UFJF, de cada uma das 81 Regiões Urbanas do município e suas áreas de influência, reforçadas pelo cálculo e análise da Densidade de Áreas Verdes e do Percentual de Áreas verdes, se apresentam como importantes procedimentos na compreensão do status atual dessas áreas, que irão subsidiar propostas de políticas públicas que visem proteger, ampliar e construir novas áreas verdes, bem como facilitar que a legislação existente seja colocada efetivamente em prática.

PALAVRAS-CHAVE: áreas verdes públicas, índice de áreas verdes, área de influência.