Fechar menu lateral

Perguntas frequentes – PPGA

Sobre o Curso e o Programa

Qual é a área de concentração e as linhas de pesquisa do programa?
O programa está organizado na área de concentração Gestão e Organizações, que se desdobra em duas linhas de pesquisa (Art. 3º do Regulamento Interno):

Linha 1 – Gestão, Tecnologias e Processos Organizacionais: Concentra-se em estudos sobre estratégia organizacional, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, com aplicação de métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos.

Linha 2 – Indivíduo, Organizações e Sociedade: Direciona-se ao estudo interdisciplinar do fenômeno organizacional, integrando perspectivas da ciência política, economia, história e sociologia.

Admissão e Seleção

Quem pode se candidatar ao processo seletivo para o mestrado?
Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), brasileiros ou estrangeiros. A seleção é realizada por meio de edital específico divulgado anualmente por volta dos meses de setembro/outubro.

Quais as etapas do processo seletivo?
A seleção é composta pelos seguintes elementos: 1) Teste Anpad, de caráter eliminatório (exceto para candidatos estrangeiros); 2) análise da proposta de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; 3) defesa oral da proposta de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório e 4) análise curricular, de caráter classificatório

Matrícula isolada

O que é matrícula em disciplina isolada e quem está apto a solicitá-la?
A matrícula em disciplina isolada é uma modalidade que permite o público externo cursar disciplinas específicas do mestrado sem estarem regularmente matriculados no programa. Estão aptos a solicitar matrícula isolada aqueles que possuem diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC ou alunos da UFJF que estão cursando ainda a graduação.

Qual é o procedimento para solicitar matrícula em disciplina isolada?
As solicitações devem ser feitas exclusivamente via formulário online, dentro dos prazos estipulados. O período para matrícula é divulgado no site do PPGA de 30 a 20 dias antes do início de cada bimestre letivo. Para verificar as datas dos bimestres, acesse: https://www2.ufjf.br/ppga/area-do-aluno/

Organização Curricular, Créditos e Disciplinas

Qual é a duração regulamentar do curso?
O prazo máximo para conclusão de todas as exigências, incluindo a defesa da dissertação, é de 24 meses. O Colegiado do curso pode, excepcionalmente, prorrogar este prazo por até 6 meses, mediante justificativa aprovada (Art. 11 do Regulamento Interno).

Qual é a carga horária mínima exigida, expressa em créditos?
É obrigatório o cumprimento de, no mínimo, 40 créditos, distribuídos da seguinte forma (Art. 7º do Regulamento Interno):

  • 14 créditos em disciplinas obrigatórias.
  • 10 créditos em disciplinas eletivas (incluindo ao menos uma das disciplinas Pesquisa Qualitativa II ou Pesquisa Quantitativa II).
  • 4 créditos em atividades complementares.
  • 4 créditos no Exame de Qualificação.
  • 8 créditos na Defesa de Dissertação.

Como é a oferta das disciplinas ao longo do curso?
O calendário acadêmico é organizado em períodos letivos bimestrais, totalizando 8 bimestres dentro da duração máxima do curso (Art. 6º do Regulamento Interno).

É permitido cursar disciplinas em outros programas de pós-graduação?
Sim, desde que os programas sejam recomendados pela CAPES e haja aprovação prévia do(a) orientador(a). O aproveitamento de créditos externos não pode exceder 50% do total de créditos mínimos exigidos (Art. 7º, §§1º e 2º do Regulamento Interno).

Prazos e Etapas do Curso

Qual é o prazo regulamentar para a realização do Exame de Qualificação?
O Exame de Qualificação deve ser realizado até o décimo quinto mês de curso, contado a partir do início do primeiro bimestre letivo. A aprovação na disciplina “Seminário de Dissertação” é pré-requisito para submissão ao exame (Art. 12 do Regulamento Interno).

Quais as implicações de reprovação no Exame de Qualificação?
Em caso de reprovação, o(a) discente terá o prazo máximo de dois meses para realizar um novo exame. Ocorrendo uma segunda reprovação, o(a) discente será jubilado(a) e desligado(a) do curso (Art. 12, §2º do Regulamento Interno).

É possível solicitar trancamento de matrícula no curso?
Sim, em situações excepcionais e devidamente justificadas, pode ser concedido trancamento de matrícula por até seis meses, mediante parecer favorável do(a) orientador(a) e aprovação do Colegiado.

Avaliação, Frequência e Situações Acadêmicas

Quais são os critérios mínimos de aprovação em uma disciplina?
O rendimento é avaliado em escala de 0 a 100. Para aprovação, é exigida nota final igual ou superior a 70 e frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina (Art. 13 do Regulamento Interno).

Quais condutas podem resultar em jubilação (desligamento) do curso?
Entre outras, são passíveis de jubilação as seguintes situações (Art. 15 do Regulamento Interno):

  • Reprovação por mais de uma vez em atividades acadêmicas.
  • Reprovação na defesa da dissertação.
  • Ultrapassagem dos prazos máximos estabelecidos para o Exame de Qualificação ou para a defesa da dissertação.
  • Não renovação da matrícula.
  • Prática de plágio ou fraude em trabalhos acadêmicos.
  • Fornecimento de informações falsas durante a seleção ou candidatura a bolsas.

Um aluno jubilado tem possibilidade de reingresso no programa?
Sim, caso seja aprovado em novo processo seletivo. No entanto, poderá aproveitar, no máximo, cinquenta por cento dos créditos do currículo vigente à época de seu reingresso (Art. 15, §3º do Regulamento Interno).

Fontes Oficiais e Informações

Para informações detalhadas e atualizadas, consulte sempre as fontes oficiais ou entre em contato com a coordenação/secretaria do curso.