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Apresentação

O curso de especialização “Moda, Arte e Cultura” agora é 100% EaD, com aulas online, ao vivo, mantendo a mesma qualidade presencial do selo UFJF. Este projeto consiste na reformulação e continuidade do antigo curso “Moda, Cultura de Moda e Arte”, que ofereceu 06 edições entre 2007 e 2015, capacitando mais de uma centena de alunos.

Criado e oferecido pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, este curso de pós-graduação lato sensu foi pioneiro na região da Zona da Mata Mineira e Campos das Vertentes, em resposta a uma demanda crescente de profissionais na área da moda para o mercado dessa região. Posteriormente, o Instituto de Artes e Design, passou a oferecer também a graduação Bacharelado em Moda e atualmente já oferta, também, uma linha de pesquisa no Programa de pós-graduação em “Artes, Cultura e Linguagens”, nas modalidades mestrado e doutorado, em que os diálogos entre a moda e a arte configuram objetos de estudo para o desenvolvimento de pesquisas.

Em 2025 está sendo oferecida a 8ª edição do curso “Moda, Arte e Cultura”, com uma frequência de graduados em várias áreas do conhecimento que possuem interfaces com o pensamento da moda, da arte e da cultura contemporânea. Os alunos formados por essa especialização atuam como docentes de cursos de moda, oferecem consultorias de moda em diversos segmentos da indústria, trabalham também com comunicação de moda em diversas mídias, além de muitos deles atuarem como empresários do setor.

OBJETIVO

O curso de Especialização em Moda, Arte e Cultura possui como principal objetivo promover a capacitação dos alunos no intuito de poderem desenvolver trabalhos na área de moda, tendo como foco a sua influência na contemporaneidade. As disciplinas possuem conteúdos que colocam o pensamento da moda como substancial elemento cultural na construção do homem na atualidade, desde sua constituição como personalidade social, seus diálogos com o pensamento da arte e as questões da indústria da moda e seus desdobramentos enquanto geradora de trabalho.

 

ESTRUTURA

A estrutura do curso se firma sobre os três pilares de enfoque: a moda, a arte e a cultura contemporânea, bem como as suas interfaces e importantes diálogos. Dessa forma, apresenta disciplinas que tratam a moda em sua especificidade de geradora de produtos para o mercado em suas diferentes nuances, da moda como processo histórico e parte da cultura contemporânea, geradora também de comportamentos, e das relações que se estabelecem entre o eixo moda e arte,  passando pelas intersecções da moda com diversos aspectos da cultura contemporânea.

 

PÚBLICO-ALVO

Graduados oriundos das áreas da Moda, do Design e das Artes, bem como das grandes áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; profissionais do mercado de moda e de arte e interessados em geral, que possuam curso de graduação.

 

DURAÇÃO DO CURSO

O curso apresenta uma carga horária de 360 horas 100% EaD, com encontros online, ao vivo, aos sábados e duração total de aproximadamente 15 meses.

 

FUNCIONAMENTO

As aulas do curso serão ministradas aos sábados de 09h00 às 12h00  e de 14h00 às 17h00, através da plataforma digital Google Meet. As atividades avaliativas ocorrem após os encontros, de forma assíncrona. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado ao longo do curso é o Google Classroom.

 

EXIGÊNCIAS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

Para a conclusão do curso, é necessário computar o mínimo de 75% de frequência nas disciplinas (presença nas aulas online) e ser aprovado em todas as disciplinas, com aproveitamento (notas) igual ou superior a 70%, inclusive no Trabalho de Conclusão de Curso.

 

INVESTIMENTO FINANCEIRO – TURMA 2023

15 parcelas de R$375,00 (trezentos e setenta e cinco reais). O curso é gerido financeiramente pela FADEPE – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Pesquisa.