Palestra discute influência de Carmen Miranda na moda dos EUA

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe na próxima quarta-feira, 30, a visita da professora da Universidade de Liverpool (Inglaterra) Lisa Shaw para a palestra “Carmen Miranda e a Moda nos Estados Unidos, 1939-1941: A Baiana Comercializada”. O evento acontece no anfiteatro da Faculdade de Comunicação, às 19h. Brasilianista, Lisa possui pesquisas nas áreas de cinema, literatura, música e cultura popular.

A convite do professor de Cinema do Instituto de Artes e Desing (IAD) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Alfredo Suppia, Lisa vai discutir o enorme impacto que Carmen teve sobre a moda nos Estados Unidos, fenômeno amplamente comentado na imprensa americana e brasileira.

A pesquisadora pretende analisar os elementos-chave do figurino da baiana que Carmen Miranda adotou nos Estados Unidos, além de mostrar como esses elementos foram transformados para comercialização naquele país. Lá, o traje conseguiu ser absorvido pela moda, ao passo que no Brasil o vestuário da baiana se manteve restrito aos quatro dias do carnaval.

“É a primeira vez que a Lisa participa de um evento na UFJF. Ela veio exclusivamente a Juiz de Fora para essa palestra, que será ministrada em português”, esclarece Suppia. O evento é gratuito e aberto ao público.

Entre os livros publicados pela professora inglesa, estão: The Social History of Brazilian Samba (1999), Brazilian National Cinema (2007) e Popular Cinema in Brasil, 1930-2001 (2004).

Outras informações: (32)2102-3603 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação