I SIMPÓSIO EM DESIGN DE MODA DA ZONA DA MATA E VERTENTES – “TERRITÓRIOS DA CRIAÇÃO”

Juiz de Fora é a principal cidade da região da Zona da Mata e Vertentes e já foi considerada um importante polo empresarial, principalmente no que se refere à produção têxtil. O município, que no início do século XX ficou conhecido como “Manchester Mineira” devido ao grande número de fábricas aqui alojadas, voltou a ter sua dinâmica socioeconômica aquecida com as recentes inovações no comércio e indústrias do setor têxtil e das confecções. Algumas dessas empresas apresentam importantes trajetórias históricas e possuem uma significativa inserção no mercado local e regional, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de moda na cidade.

O I Simpósio em Design de Moda da Zona da Mata e Vertentes busca reunir pesquisadores envolvidos com a temática da cultura de moda em suas várias modalidades, por isso terá como tema “Territórios da Criação”. Uma importante referência para essa construção temática foi o filme Identidade de Nós Mesmos, do cineasta Win Wenders, nosso intuito principal é mapear os territórios de criação e como os próprios são criados e executados. Esse debate visa decodificar o processo de criação de uma cultura de moda em Juiz de Fora, uma discussão importante e necessária para o crescimento e desenvolvimento sólido das empresas destinadas a este setor.

Para analisar este panorama visamos articular um Simpósio cujo diferencial está no seu caráter transdicisplinar e as palestras e mesas de debate contarão com a presença de pesquisadores das áreas de Filosofia, Psicologia, Design, Moda, Comunicação e História, de diversas instituições. Dessa forma, pretendemos contribuir para o amadurecimento de uma cultura de moda em Juiz de Fora capaz de traduzir uma das características mais importantes da cidade: o cosmopolitismo.

Público Alvo

Estudantes e profissionais de diversas áreas e instituições, interessados em discutir a moda como processo social

• Workshops

Alunos do CES/JF: R$10,00
Alunos de outras Instituições: R$20,00
Pesquisadores e profissionais liberais: R$50,00
OBS.: A lista de material será de responsabilidade do aluno.

• Simpósio

Aluno CES/JF: R$ 10,00