Apresentação

Bem-vindo ao site do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UFV/UFJF e conheça as informações referentes sobre o Programa na Universidade Federal de Juiz de Fora (clique em APRESENTAÇÃO).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu, mestrado e doutorado, foi criado em 2007 e é oferecido através da associação ampla entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES-UFV) e a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID-UFJF), tendo atualmente o conceito 5 (cinco) na avaliação da CAPES (Escala de 3 a 7).

A formação discente busca atender à demanda por recursos humanos altamente qualificados e se direciona para a formação de pesquisadores ou de docentes do magistério superior, além de qualificar profissionais para a atuação profissional. O egresso do programa adquire conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de pesquisa científica, produção e disseminação dos conhecimentos nos temas relacionados à Educação Física.

Objetivos:

Desenvolver pesquisa e formar pesquisadores nas diferentes áreas de conhecimento da Educação Física;

Contribuir para a produção de conhecimentos acadêmicos – científicos para o desenvolvimento e a consolidação da Educação Física como área de conhecimento;

Disseminar conhecimentos através de eventos técnicos-científicos, fazendo o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais;

Formar docentes pesquisadores para o ensino superior.

Missão:

Cultivar princípios éticos sólidos de conduta científica e estimular a responsabilidade social;

Proporcionar vivência e experiência em pesquisa básica e aplicada em Educação Física;

Estimular a criatividade, o pensamento crítico e a independência intelectual do aluno;

Formar líderes para atuar nos âmbitos acadêmico, empresarial e governamental.

O Programa desenvolve estudos na “Área de Concentração:  Exercício e Esporte”, que se divide em duas linhas de pesquisas:

1) Atividade física e saúde, que tem como foco o estudo dos efeitos do exercício físico, da atividade física e do sedentarismo na saúde de diversos grupos populacionais em modelos experimentais, e

2) Estudos do esporte e suas manifestações, que atua na pesquisa dos aspectos sócio-históricos, biológicos, psicológicos e metodológicos do esporte e suas manifestações.

* Caso não encontre o que busque, faça contato conosco: E-mail: ppg.faefid@ufjf.edu.br; telefone: (32) 2102-3291 (parte da manhã).

** Apesar de ser um único Programa, em associação plena, alguns procedimentos podem ser diferentes nas instituições associadas. Informações sobre o Programa na UFV podem ser acessadas em http://www.ppgefi.ufv.br/.