Núcleo de pesquisa em parasitologia (Nupep)

O Laboratório, que foi originalmente criado em 2002, faz parte do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e IMunologia/ICB, no setor de Parasitologia. Em seu início, contava com duas professoras e a partir de 2009, mais duas fizeram parte da equipe. Dessa forma, conta com quatro professoras, sendo duas da pós-graduação.

Em 2010, o Laboratório foi reformado, ampliado e adaptado para as necessidades relacionadas às linhas de pesquisa trabalhadas, nas quais, as principais envolvem Quimioterapia da Leishmaniose e Malária, Imunidade de Malária e Interação Biomphalaria – Schistosoma mansoni.

Visando, em linhas gerais, o estudo de doenças parasitárias, com enfoque naquelas consideradas como negligenciadas e/ou de grande impacto na saúde humana, bem como despertar e formar recursos humanos nesta área; o Núcleo de pesquisa em parasitologia (Nupep) conta com duas salas totalmente equipadas pra culturas de célula, contendo equipamentos como Fluxo Laminar, estufa de cultura, microscópios, freezers, balanças, e BOD. Além disso, conta com sala para limpeza e lavagem de material, bem como salas destinadas especificamente a parte de fluorimetria e microscopia de fluorescência, uma sala de criogenia com freezer – 70 e conteiners de nitrogênio e uma sala pra cultura de caramujos (Biomphalaria).

Além disso, o laboratório permite trabalhar, também, com biologia molecular, disponibilizando os equipamentos necessários para o estudo dessa área.

Atualmente possui cerca de 18 alunos, entre alunos de pós-graduação e de iniciação científica, funcionando, normalmente, em horário de expediente (das 7h às 17h) e sendo supervisionado pela técnica responsável pelo laboratório, Maria Cristina Andrade, bem como pelas professoras.

Pesquisadores vinculados:

Profa. Dra. Elaine Soares Coimbra