Laboratório de Estudo de Estrutura e Função de Proteínas

Criado em 1997, o laboratório pertence ao departamento de Bioquímica do ICB e desenvolve linhas de pesquisas relacionadas a proteínas animais e vegetais. Dentro desses temas, há a Análise da estrutura e função de proteínas vegetais com distintas atividades Biológicas; Caracterização química e imunológica de proteínas da família das ATP disfosfohidrolases de parasitos e células mamíferas; Avaliação da atividade de drogas sobre as isoformas de ATP difosfohidrolases de diversas origem (busca por inibidores sintéticos e naturais) e a Avaliação de novas drogas esquistossomicidas. Possui como objetivo formar alunos qualificados técnica e cientificamente no trabalho com proteínas de diversas origens, bem como pesquisadores capazes de atuar no planejamento, confecção e execução de projetos voltados a caracterização e função biológica de proteínas.

O laboratório conta com 02 alunos de treinamento profissional, 05 alunos de IC, 01 aluno de extensão e 04 alunos de pós graduação, sendo 02 de mestrado e 02 de doutorado. Além disso, atende diversos alunos dos projetos em colaboração que buscam realizar ensaios. Cada aluno desenvolve um trabalho específico de acordo com suas habilidades e interesses; todos voltados à caracterização bioquímica ou imunológica de proteínas.

Disponibiliza equipamentos para eletroforese, eletrotransferencia, eletroeluição, espectrofotômetro para microplacas (LEITOR DE ELISA), Ultrassom, Vórtex, Microscópios com Câmeras, pH metro, estufa, estufa bacteriológica, banho maria e outros, funcionando de segunda a sexta de 8 as 17h e tendo o acesso monitorado pelos alunos de pós-graduação.

Pesquisadores vinculados:

Dra. Eveline Gomes Vasconcelos

Dra. Priscila de Faria Pinto

Clique aqui para maiores detalhes

Fotos do laboratório: