Laboratório de Genética Molecular Mário Luiz Martinez
O laboratório, criado em 1999, atua na geração de dados moleculares (sequenciamento de DNA, marcadores moleculares, PCR em tempo real) de animais, plantas e microrganismos, visando contribuir para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da bovinocultura brasileira por meio da incorporação de tecnologias moleculares nos diferentes temas de pesquisa.
Vinculado ao Setor de Gestão de Laboratórios, Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Embrapa Gado de Leite; seus estudos abrangem os seguintes temas:
1. Banco de DNA de Bovinos Leiteiros
2. Detecção de Patógenos por Metodologias Moleculares
3. Diversidade genética e certificação genealógica nos programas de melhoramento genético das raças Gir e Girolando
4. Mapeamento de genes de resistência a endo e ectoparasitas e ao estresse térmico em bovinos
5. Marcadores Moleculares Aplicados ao Melhoramento Animal e Vegetal
6. Resistência a Mastite
Desde 2001, está integrado ao laboratório o Banco de DNA de Bovinos de Leite (BDBL), que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa nas áreas de seleção genômica, diversidade genética/endogamia e certificação genealógica de animais participantes dos programas de melhoramento genético das raças Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi. O banco armazena DNA extraído de mais de 25 mil amostras de sêmen e sangue de rebanhos comerciais destas raças.
Atende cerca de 11 estudantes (pós-graduação e graduação) e é uma estrutura multiusuário, dessa forma, sua estrutura pode ser disponibilizada para a comunidade acadêmica, estando disponível nos horários de 8:00 – 12:00 – 13:00 – 17:00. Seu controle de acesso é feito por registro biométrico e registro em caderno próprio de visitantes e os usuários são supervisionados pelos dois pesquisadores e pela analista que atuam no laboratório.
Pesquisadores vinculados:
Dr. Marco Antônio Machado (Gestor)
Dra. Marta Fonseca Martins
Clique aqui para maiores detalhes
Fotos do laboratório: