Fechar menu lateral

Pesquisa

Interesses de pesquisa:

História do Pensamento Administrativo; História da Administração; História da Ciência Administrativa; História do Pensamento Econômico; Economia Política das Organizações; Economia das Organizações.

Fundamentação onto-epistêmica:

Materialismo Científico/Ontologia do Ser Social/Determinação Social do Pensamento.

Grupo de estudos:

Mantemos ativo um grupo de estudos em História da Administração & Economia Política com encontros regulares online. O grupo é aberto a participantes da graduação e da pós-graduação. Os interessados podem contatar o grupo de pesquisa pelo e-mail: grupo.histadmeconpolitica [@] ufjf.br

Linhas de pesquisa: As linhas de pesquisa abaixo norteiam os estudos, investigações e orientações da graduação e pós-graduação:

1. História da Administração. Estudo baseado no materialismo científico sobre a história da administração e das empresas (prática gerencial, base técnica e organização do trabalho), a história do pensamento administrativo (condições concretas de gênese das formas de consciência e função das doutrinas como ideologia) e a ciência administrativa (ideias e práticas científicas em administração) no modo de produção capitalista. Considera-se tais estudos na interface com a história econômica e sobretudo com a história do pensamento econômico.

2. Economia Política das Organizações. Estudar, de um lado, as transformações contemporâneas do processo de trabalho e da tecnologia associadas à base técnica e à organização do trabalho nas grandes corporações capitalistas e, de outro, a atuação estatal como modo historicamente determinado de administração política da acumulação capitalista e suas expressões contraditórias, envolvendo o campo de problemáticas da crítica da economia política e da economia das organizações.

Mais detalhes de projetos atuais, grupo de pesquisa e publicações no CV Lattes e no Diretório do CNPq