DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PENSAMENTO ECONÔMICO
na unidade do método materialista

O livro sintetiza uma pesquisa sobre a determinação social do pensamento especialmente em sua variante econômica. Segundo o autor, a investigação do pensamento econômico na tradição marxista moldou, até certo limite, os elementos que terminaram por constituir uma unidade metodológica particular. Quando comparada a outras tradições, essa unidade não refletiria um conjunto de regras predefinidas cuja observação rigorosa levaria a bom resultado, mas sim uma conjugação de elementos “articulados de complexas maneiras” resultante dos caminhos percorridos por diferentes protagonistas na tradição marxista. Entre os elementos da unidade encontram-se a natureza e a gênese do pensamento econômico, sua análise histórico-imanente, além das verificações quanto aos seus efeitos sobre a vida econômica e à sua objetividade científica. Essa unidade, embora existente nos materiais dos protagonistas, não esteve plenamente à mostra ou sinteticamente apresentada tal como o autor pretende expor. Com isso, o material guarda potencial de contribuir com estudos sobre os chamados “objetos ideológicos”, especialmente a respeito do pensamento econômico, mas não limitado a ele. Também guarda potencial para a pesquisa sobre outras formas de pensamento, como filosófico, político, administrativo. Nessa linha, sua mira aponta especialmente para jovens pesquisadores em formação e interessados no movimento de gênese das ideias econômicas e na potência que apresentam em influenciar os conflitos sociais em diferentes direções.
Cunha, Elcemir Paço / Determinação social do pensamento econômico: na unidade do método materialista / Elcemir Paço Cunha. — 1. ed. — Belo Horizonte, MG: Verinotio Livros, 2025.
Bibliografia. ISBN 978-65-01-58105-7
1. Economia marxista 2. Materialismo 3. Pensamento econômico I. Título
Biografia do Autor
Elcemir PAÇO CUNHA, FACC – Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Juiz de Fora onde desenvolve estudos de orientação marxista, sobretudo no que toca a articulação entre a economia política, o pensamento administrativo e o pensamento econômico.