Professor Fernando participará do Enade 2023

O coordenador do curso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Fernando Eustáquio de Matos Junior, foi convidado pelo Ministério da Educação para integrar a Comissão Assessora de Área de Nutrição na edição 2023 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Composta por sete professores de diferentes regiões do Brasil, a Comissão Assessora de Área é responsável por elaborar as diretrizes e matrizes da prova. Também busca auxiliar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no aprimoramento do processo de avaliação.

De acordo com o professor Fernando Eustáquio, o convite é resultado do bom desempenho dos estudantes e servidores do curso de Nutrição da UFJF-GV. “Fiquei muito honrado pela oportunidade de contribuir no processo de avaliação do ensino superior. O curso de Nutrição do campus de Governador Valadares recebeu o conceito 5, que é o conceito máximo, no último Enade em 2019. Assim, esse convite também não deixa de ser um reconhecimento da dedicação e comprometimento de professores, TAEs e estudantes do curso”.

As provas do Enade 2023 serão aplicadas no dia 26 de novembro. Nutrição está entre os cursos que serão avaliados.

Sobre o Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas. Contudo, ingressantes são dispensados de fazer a prova.