Nesta quinta-feira, dia 10, às 19h30, acontece a nova edição do projeto de extensão “Papo Reto: educação financeira”. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo, “Pesquisa de Ponta”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta é a quarta live da atividade extensionista e o tema principal é direito do consumidor.

Estima-se que mais de 70% das famílias brasileiras tenham dúvidas sobre o assunto, o maior percentual em 11 anos. “O tema Direitos do Consumidor é um tema urgente na pós-pandemia diante de um quadro grave de endividamento. Em virtude da perda de renda e alta inflação, milhares de famílias brasileiras se encontram até o momento com contas e financiamentos em atraso e desconhecem seus direitos de renegociar dívidas e abater os juros de financiamentos.” comenta o professor do curso de Economia da UFJF e também coordenador do “Papo Reto”, Marco Kistemann

Para o debate, o evento recebe a pesquisadora, Fernanda Campos de Carvalho. Ela atua na Defensoria Pública do estado do Pará, é integrante do Grupo de Educação Financeira da Amazônia da Universidade Federal do Pará (GEFAM-UFPA) e coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Endividado de Risco (NAER) e do Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado (PACS). “A Fernanda tratará dos direitos dos consumidores, abordando temáticas relativas ao endividamento e superendividamento da população brasileira”, reforça o docente.

Falta informação

Kistemann também esclarece que a população recebe poucas informações que possam ajudar em momentos de crise. “No Brasil, ainda é necessário uma maior orientação para a população se organizar financeiramente e evitar o endividamento sem necessidade e que acaba por impactar a organização e o orçamento doméstico das famílias, principalmente em momentos de pandemia como este.”

Ainda de acordo com o coordenador do projeto de extensão, existem alguns meios que podem ajudar na hora de quitar as dívidas, como, por exemplo, os feirões “limpa nome”. “Em geral, ao se endividarem muitos, os consumidores não são ainda orientados a que órgãos procurar ou a quem recorrer para renegociação e para portabilidades de dívidas em busca de pagar juros menores e restauração da saúde financeira”.

Siga o “Pesquisa de Ponta” no Instagram

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram