Um olhar invertido das obras de um dos maiores artistas plásticos do século XX é a proposta de “O mistério de Pablo Picasso”, filme a ser exibido pelo Ciclo de Cinema Francês nesta sexta-feira, dia 1º, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com entrada franca. O documentário retrata Pablo Picasso durante a criação de algumas obras que posteriormente foram destruídas.
Dirigido pelo cineasta francês Henri-Georges Clouzot, o filme concentra-se em mostrar o processo criativo do artista, sem aprofundar em aspectos de sua vida. Cada quadro é apresentado em uma tela transparente para que o espectador tenha um olhar atento da produção, desde o papel em branco até o desenho finalizado.
Considerado um tesouro nacional, “O mistério de Pablo Picasso” também chama atenção pela estética. Embora o artista apareça em diversos momentos, o documentário enfatiza principalmente suas obras. Nesse sentido, o uso da película PB (preto e branco) e o recurso do stop-motion cooperam para realçar o tema.
Sinopse
Em 1955, o cineasta Henri-Georges Clouzot convence seu amigo e artista Pablo Picasso a deixar-se filmar em seu ateliê, durante a produção de suas obras de arte. O documentário revela o momento real de todo mistério criativo de Picasso. Utilizando papel e tintas, sobre um vidro transparente, Picasso desenha 20 quadros, que são captados, um a um, pelo olhar atento da câmera de Clouzot.
Ciclo de Cinema Francês
O Ciclo de Cinema Francês, organizado pela Faculdade de Letras da UFJF, surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é “manifestações de arte”.
O Mamm fica localizado na Rua Benjamim Constant 790, no Centro.
Outras informações:(32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)