O testamento de orfeu cena - Foto Divulgação

O drama surrealista encerrou a carreira do famoso artista, cineasta e escritor francês Jean Cocteau (Foto: Divulgação)

“O Testamento de Orfeu” (1960) é a atração  do Ciclo de Cinema Francês desta sexta-feira, dia 10, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O drama surrealista é o último filme da trilogia órfica, “O Sangue do Poeta” e “Orfeu”, e encerrou a carreira do famoso artista, cineasta e escritor francês Jean Cocteau.

O longa, filmado em preto e branco, não possui espaço e tempo definido, como atesta a fala do próprio poeta (personagem e autor): “É difícil explicar o começo do infinito e mais difícil é viver o infinito”.

Na narrativa, o Poeta (Jean Cocteau) transita pelo tempo com o intuito de revisitar suas obras e suas experiências. Durante essa viagem temporal, ele encontra fantasmas do passado, sua mãe, e vê a si mesmo no futuro e no passado. A obra prima traz grande elenco  com os nomes de Brigitte Bardot e Charles Aznavour, além de pontas de personalidades como  Jean-Pierre Léaud, Pablo Picasso, Yul Brynner

Sinopse

Vestido com o traje de Luís XV, o Poeta encontra fantasmas simbólicos através de uma viagem misteriosa. Sem uma delimitação de espaço e tempo, revisita sua infância, adolescência e velhice, encontra-se com uma cingana, com sua mãe e com personalidades mitológicas. Uma mistura de realidade e poesia, ele busca uma sabedoria divina que reconecta as suas obras e suas experiências consigo mesmo. Mas sempre à procura do Professor, figura que o colocou nessa viagem e o único que tem a forma de fazê-lo voltar dessa abstração.

Ciclo de Cinema Francês

O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa por meio do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é “manifestações de arte”.

O Mamm fica localizado na  Rua Benjamin Constant790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32)  3229-9070 (Mamm-UFJF)