sfsfs

Documentário da cineasta Agnès Varda já recebeu 16 prêmios em todo o mundo e é reconhecido pela crítica especializada como um dos melhores do gênero (Foto: Divulgação)

O problema da fome e do desperdício de comida é tema do filme “Os catadores e eu” (Les glauneurs et la glaneusa, 2000),  que é a atração do Cinema Francês desta sexta, 8, às 16h, com entrada franca, no Museu de Arte Murilo Mendes. O documentário registra o percurso de sua diretora, Agnès Varda, em meio a lixões e lugares de descarte de comida no interior da França. No trajeto, Agnès descobre como vivem os catadores e coletores de lixo no país.   

Reconhecido pela crítica especializada, o filme ganhou 16 prêmios em todo o mundo, além de ter sido considerado pela revista britânica Sight & Sound o oitavo melhor documentário de todos os tempos.

Sinopse
A cineasta Agnès Varda neste filme também é catadora. Ela coleta as imagens de pessoas que sobrevivem de restos. Ao longo de todo documentário, a diretora entrevista catadores de alimentos e objetos. Seus temas de conversa vão desde as tragédias pessoais dos “personagens” até a política internacional.

Ciclo de Cinema Francês
O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é “manifestações de arte”. O MAMM fica localizado à Rua Benjamin Constant, 790, no Centro.

Mais informações
3229-9070